mente forjada (1)

X de Elon Musk critica Justiça do Brasil por remoção global

Ícone de Busca



A rede social X, de Elon Musk, voltou a se posicionar contra determinações da Justiça brasileira. Nesta sexta-feira (5), a plataforma acusou um magistrado de Blumenau (SC) de ordenar a exclusão de publicações em escala mundial, e não apenas dentro do território nacional, com base em entendimentos recentes do Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Segundo a empresa, a exigência ultrapassa os limites da jurisdição brasileira e afronta princípios do direito internacional. O X afirma ainda que a medida ameaça a liberdade de expressão, já que poderia levar à remoção de conteúdos que são considerados legais em outros países. O nome do juiz não foi revelado.

Em nota, a rede destacou que a decisão impôs à plataforma a obrigação de retirar conteúdos classificados como ilegais no Brasil em todos os países onde atua, sob pena de multas. Para a companhia, esse tipo de determinação reforça um entendimento equivocado de que tribunais nacionais teriam autoridade para impor restrições globais.

As críticas do X foram apresentadas também em um documento enviado ao Escritório do Representante de Comércio dos Estados Unidos (USTR), em agosto, dentro de uma investigação aberta sobre o Brasil. A empresa argumenta que decisões recentes do Judiciário fragilizaram o Marco Civil da Internet.

No relatório, a rede social também acusou tribunais brasileiros de contornar o Tratado de Assistência Jurídica Mútua (MLAT), ao exigir diretamente dados de usuários, inclusive norte-americanos, sem seguir os trâmites diplomáticos.

O texto cita ainda supostas ordens “sigilosas” emitidas pelo Supremo Tribunal Federal (STF) e pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), sob relatoria do ministro Alexandre de Moraes. Essas determinações, de acordo com a plataforma, teriam levado à retirada de contas de políticos, jornalistas e até cidadãos estrangeiros.

VEJA TAMBÉM:

  • Tesla propõe pacote salarial que pode tornar Musk o 1º trilionário do mundo
  • Twitter Files acusa Macron de usar ONGs para censura no X



FonteGazeta do Povo

Veja também

© 2025 MarktBenn. All rights reserved.

Review My Order

0

Subtotal