mente forjada (1)

Produção de aço pode desaparecer do Brasil, alerta Gerdau

Gerdau

O presidente do conselho de administração da Gerdau, André B. Gerdau Johannpeter, alertou que a cadeia produtiva de aço no Brasil pode desaparecer. Segundo ele, o setor enfrenta risco de desmobilização diante de fatores externos e internos.

De acordo com Johannpeter, conflitos geopolíticos, tarifas internacionais e avanço de importações consideradas predatórias tornam 2025 o ano mais conturbado para a siderurgia nacional. A informação foi divulgada na coluna do jornalista Carlo Cauti publicada na Edição 285 da Revista Oeste.

Ele destacou que a participação do aço importado, principalmente de origem chinesa, no consumo interno mais do que dobrou nos últimos anos. Essa participação é chamada de taxa de penetração — ou seja, a fatia de mercado ocupada pelo produto estrangeiro em relação ao total consumido no país. Atualmente, essa taxa varia entre 22% e 25%, enquanto no passado era de 10%.

O dirigente também ressaltou que a indústria siderúrgica brasileira opera com uma ociosidade de 35%. Ociosidade é o percentual da capacidade de produção que fica parada por falta de demanda. No setor, o nível considerado adequado é de 20%. Quando a ociosidade chega a 35%, significa que mais de um terço dos fornos e equipamentos estão desligados ou funcionando abaixo do potencial. Segundo Johannpeter, esse cenário coloca o setor em um ponto de quase insustentabilidade.

Gerdau é uma das maiores produtoras de aço do mundo | Foto: Divulgação/Gerdau

Revista Oeste muito além do aço

A íntegra da coluna “Mercado financeiro já começou o ‘Trade Tarcísio’” está disponível a todos os mais de 100 mil assinantes da Revista Oeste.

A publicação digital ainda conta com reportagens especiais e artigos de Edilson Salgueiro, Rachel Díaz, Augusto Nunes, Uiliam Grizafis, Guilherme Fiuza, Silvio Navarro, Alexandre Garcia, Fábio Bouéri, Rodrigo Constantino, Roberto Motta, Ana Paula Henkel, Branca Nunes, Cristyan Costa, Adalberto Piotto, Ubiratan Jorge Iorio, Evaristo de Miranda, Antonio Cabrera, Dagomir Marquezi e Daniela Giorno.

Startup de jornalismo on-line, a Revista Oeste está no ar desde março de 2020. Sem aceitar anúncios de órgãos públicos, o projeto é financiado diretamente por seus assinantes. Para fazer parte da comunidade que apoia a publicação digital que defende a liberdade e o liberalismo econômico, basta clicar aqui, escolher o plano e seguir os passos indicados.

O post Produção de aço pode desaparecer do Brasil, alerta Gerdau apareceu primeiro em Revista Oeste.



Fonte: Revista Oeste

Veja também

© 2025 MarktBenn. All rights reserved.

Review My Order

0

Subtotal