mente forjada (1)

Mendonça Filho diz que União Brasil tem raiz de oposição ao PT

Ícone de Busca



O deputado Mendonça Filho (União Brasil-PE), relator da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Segurança Pública, afirmou, nesta quinta-feira (4) que o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não conseguiu consolidar uma base de sustentação no Congresso e que o União Brasil, pela sua origem, tem perfil naturalmente oposicionista em relação ao PT.

Segundo o parlamentar, a promessa de um governo amplo, feita por Lula durante a campanha de 2022, não se cumpriu. “Na prática, o governo não tem base política de sustentação dentro do parlamento. Desde o primeiro dia tenta construir, mas não conseguiu. Lula prometeu um governo amplo, de unidade nacional, mas o que vimos foi um governo cada vez mais ideológico, radicalizado pelo PT”, disse Mendonça Filho em entrevista à CNN Brasil

A declaração do deputado ocorre após a Federação União – Progressistas anunciar, na terça-feira (2), a decisão de deixar a base do governo Lula. O comunicado, divulgado durante coletiva de imprensa em Brasília, determinou ainda que todos os filiados com cargos no Executivo entreguem imediatamente seus postos.

Ainda durante a entrevista, Mendonça destacou que o União Brasil, resultado da fusão entre Democratas e PSL, carrega uma identidade de oposição, sobretudo entre aqueles oriundos do antigo DEM. Ele próprio ressaltou seu alinhamento a princípios liberais na economia e à defesa de liberdades individuais, que, segundo ele, são incompatíveis com a agenda petista.

Mendonça Filho foi anunciado relator da PEC da Segurança Pública, na Comissão Especial que vai tratar da proposta, na quarta-feira (3). A PEC foi enviada ao Congresso Nacional em abril pelo presidente Lula e figura entre as prioridades do ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski.

VEJA TAMBÉM:

  • PP e União Brasil desembarcam do governo e complicam Lula
  • Câmara instala comissão para analisar PEC da Segurança Pública

“Caminho do União Brasil não será o do PT”, afirma Mendonça Filho sobre eleições de 2026 

Apesar de reconhecer que há uma ala pragmática dentro da legenda, disposta a colaborar com o governo, Mendonça reforçou que o partido deve seguir caminho distinto em 2026. “Respeito meus colegas, mas quem visualiza 2026 entende que o caminho do União Brasil não será o do PT”, afirmou.  

O relator da PEC da Segurança ainda ressaltou que o União Brasil já tem uma pré-candidatura posta à Presidência: a do governador de Goiás, Ronaldo Caiado. Ele citou também a possibilidade de composição com outros nomes da centro-direita, como os governadores de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), do Paraná, Ratinho Júnior (PSD) e de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo). 

“Esse vai ser o quadro que comandará e norteará o nosso caminho a partir do próximo ano”, concluiu.



FonteGazeta do Povo

Veja também

© 2025 MarktBenn. All rights reserved.

Review My Order

0

Subtotal