Uma juíza dos Estados Unidos, indicada ao cargo pelo ex-presidente democrata Barack Obama (2009-2017), derrubou nesta quarta-feira (3) o bloqueio de US$ 2,6 bilhões em verbas federais que a gestão Donald Trump havia imposto à universidade de Harvard em abril.
O governo do republicano havia adotado a medida ao acusar a instituição de ensino superior de Massachusetts de discriminação, por considerar que a universidade não vinha fazendo o suficiente para combater o antissemitismo nos seus campi e que havia adotado políticas de admissão de alunos e contratação de funcionários não “baseadas no mérito”, entre outros pontos.
Segundo informações da CNN, a juíza federal Allison Burroughs alegou na decisão que o bloqueio de verbas teve motivação ideológica.
“Uma análise dos registros administrativos torna difícil concluir qualquer coisa além de que os citados usaram o antissemitismo como cortina de fumaça para um ataque direcionado e com motivação ideológica às principais universidades deste país”, escreveu Burroughs.
“Suas ações colocaram em risco décadas de pesquisas e o bem-estar de todos aqueles que poderiam se beneficiar delas, além de refletirem um desrespeito aos direitos protegidos pela Constituição e pelos estatutos federais”, acrescentou a juíza.
O governo Trump ainda não se manifestou sobre a decisão, que deve ser contestada em tribunais superiores.
FonteGazeta do Povo