Brasília se prepara para o tradicional desfile de 7 de Setembro com um esquema especial de segurança. O evento deste ano acontece em meio ao julgamento de Bolsonaro no STF pela suposta tentativa de golpe em 2022, o que aumentou os temores do Palácio do Planalto com a segurança. O evento deverá ter a presença do presidente Lula e ministros do governo e do Supremo Tribunal Federal. No ano passado, acompanharam a cerimônia da tribuna de honra o presidente da Corte, Luís Roberto Barroso, e os ministros Alexandre de Moraes, Edson Fachin, Dias Toffoli e Gilmar Mendes.
A Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF) anunciou uma operação de grande porte que começa já neste sábado (6), com o bloqueio da Esplanada dos Ministérios, e seguirá durante todo o domingo (7). Nas áreas próximas ao desfile, serão montadas barreiras de proteção e o policiamento será reforçado.
Para poder assistir ao desfile, o público precisará passar por revistas em pontos estratégicos – como a via S1, na lateral da Catedral, e nas escadarias dos ministérios. A Praça dos Três Poderes, por sua vez, terá acesso restrito. Além disso, gradis foram instalados em prédios públicos da região para prevenir atos de vandalismo.
A operação mobiliza tropas especializadas e contará com uma estrutura montada ao lado do Museu da República, batizada de Cidade Policial. No espaço, estarão reunidos comandos móveis das forças de segurança e reforço para unidades sensíveis, como a Delegacia da Criança e do Adolescente (DCA) e a Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (DEAM). Uma delegacia móvel da Polícia Civil também funcionará no local, apta a registrar ocorrências e até bloquear celulares furtados ou roubados durante o evento.
O controle será intensificado com apoio da tecnologia. Imagens captadas por drones e câmeras serão transmitidas em tempo real ao Centro Integrado de Operações de Brasília (Ciob). O Corpo de Bombeiros utilizará ainda uma Plataforma de Observação Elevada equipada com câmeras de alta resolução, entre fixas, térmicas e giratórias, capazes de alcançar até 15 metros de altura. Outras seis câmeras móveis estarão instaladas em viaturas.
O trânsito na Esplanada sofrerá alterações significativas. A partir das 17h deste sábado, a via S1 – na altura da Catedral – e a N1 – entre o 1º Grupamento de Bombeiro Militar e a L2 Norte – estarão interditadas. Mais tarde, às 23h, o bloqueio se estenderá até a alça leste da Rodoviária do Plano Piloto. No domingo, dia do desfile, a partir das 4h, a S2 ficará fechada entre o Supremo Tribunal Federal (STF) e a Procuradoria-Geral da República (PGR). O trecho do 1º Grupamento de Bombeiros até a Ponte JK será liberado apenas para veículos que participam do cortejo.
VEJA TAMBÉM:
- Desfile do 7 de Setembro vira palco para Lula tentar rivalizar com Trump e Bolsonaro
- Tarcísio de Freitas entra no “modo anistia” e terá apoio de Zema no 7 de Setembro
FonteGazeta do Povo