As vereadoras Janaína Paschoal (PP) e Zoe Martinez (PL) protagonizaram um bate-boca no plenário da Câmara Municipal de São Paulo nesta quarta-feira (20/8). A discussão ocorreu quando os parlamentares tentavam votar um requerimento para aprovar a viagem de comitiva de vereadores com duração de nove dias em Nova York.
O objetivo da missão seria “aprofundar” o conhecimento sobre a Times Square, como forma de aprimorar um projeto de lei em tramitação na Casa, de autoria de Rubinho Nunes (União), que prevê a flexibilização da Lei Cidade Limpa em área delimitada para permitir a instalação de painéis luminosos de LED em edifícios.
Após ser aprovado em primeira votação, o texto causou reações contrárias, inclusive do ex-prefeito Gilberto Kassab (PSD), que implantou lei que baniu a publicidade em espaços da cidade.
Quando o requerimento sobre a viagem era lido no plenário, a vereadora Janaína Paschoal foi até o microfone questionar se a comitiva seria bancada pela Câmara. Ao receber resposta positiva, a parlamentar reagiu. “Já antecipo que sou contra a peço votação nominal”, afirmou.
A fala de Janaína recebeu o apoio do vereador Senival Mouta (PT). “Também sou contrário. Não foi discutido com ninguém. Está virando o que aqui agora? Cada um se manifesta, quero fazer viagem, quero passear e é assim?”, questionou o petista.
Na sequência, Zoe Martinez, que é presidente da Comissão de Relações Internacionais da Câmara e uma das autoras do requerimento da viagem, foi até a Mesa e reclamou, o que gerou outra reação de Janaína Paschoal (veja vídeo abaixo).
“A vereadora Zoe tem me perseguido nessa Casa e agora foi ali falar que eu sou chata. Eu não faço teatro nas redes, amiguinha. Eu trabalho, amiga. Vem aqui para o público falar que você quer passear em Nova York com dinheiro do público, mulher. Toma vergonha na tua cara. Fazer vídeo é fácil. Não vai passear com dinheiro público. Pega seu salário e compra passagem”, disse Janaína aos gritos.
Zoe Martinez também foi ao microfone e respondeu que “não é amiga de Janaína” e que a colega deveria “aprender a fazer política”.
“Quem está me perseguindo aqui é você. Você acha que isso aqui é uma universidade de Direito. Você tem que aprender a fazer política. Você trata a gente como um bando de burros e a única jurista aqui é você. Não me acusa do que você não sabe, sou presidente da Comissão de Relações Internacionais. Tenho direito, sim, de fazer essa casa se tornar internacional. E posso, sim, me reunir com líderes internacionais. Você tem que voltar a dar suas aulinhas e aprender a fazer política primeiro”, disse Zoe.
Em meio à discussão, Rubinho Nunes também se manifestou, defendendo a ideia da comitiva. “O objetivo é trazer os benefício turísticos e financeiros da Times Square para a cidade de São Paulo. (…) Dado o interesse público e da cidade de São Paulo, é natural que os custos sejam suportados pela edilidade. não se trata de passeio”, disse o vereador.
Com as discussões acaloradas, o presidente da sessão, vereador João Jorge (MDB) decidiu em adiar o debate sobre o requerimento. Apesar disso, os vereadores Senival Moura (PT), Janaina Paschoal (PP) e Marina Bragante (Rede) já sinalizaram voto contrário à viagem.
FonteMetrópoles