O vereador Thiago Medina (PL), de Recife, representou contra o neurocirurgião Ricardo Jorge Vasconcelos Barbosa.
Medina acionou o Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe), na sexta-feira 12.
O pano de fundo é o assassinato do ativista conservador Charlie Kirk. Isso porque, de acordo com a denúncia, Barbosa fez chacota com o caso.
+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste
Segundo o documento entregue ao Cremepe, Barbosa reagiu a uma publicação sobre o crime com frases que, na avaliação do parlamentar, afrontam os princípios da Medicina e ferem o Código de Ética Médica.
Em tom irônico, o médico escreveu: “Um ‘salve’ a este companheiro de mira impecável. Coluna cervical”. Para Medina, o comentário “banaliza uma tragédia e macula a imagem da classe médica”.
Ver essa foto no InstagramUma publicação compartilhada por Thiago Medina (@thiagomedinamd)
Na denúncia, o vereador pede que o conselho abra uma sindicância, avance para um processo ético-profissional e, se confirmadas as infrações, aplique sanções severas, incluindo a cassação do registro. O texto também ressalta que o caso pode ter desdobramentos civis e criminais.
“Não é apenas um comentário infeliz”, disse Medina. “É um posicionamento público que despreza a dignidade humana e vai contra tudo o que se espera de quem jurou zelar pela vida.”
A morte de Charlie Kirk
O ativista conservador Charlie Kirk, um dos principais aliados políticos do presidente dos Estados Unidos Donald Trump, morreu a quarta-feira, 10, aos 31 anos, depois de ser baleado durante um evento na Universidade Utah Valley. Nesta sexta-feira, 12, o suspeito do crime, Tyler Robinson, foi preso pelas autoridades
Kirk chegou a ser levado ao hospital, onde passou por cirurgia, mas não resistiu. Deixou a mulher, Erika, e duas filhas pequenas.
O ativista nasceu em 14 de outubro de 1993, em Prospect Heights, subúrbio de Chicago, Illinois. Filho de um arquiteto e de uma conselheira em clínica de saúde mental, começou cedo a se envolver com política. Em 2010, ainda no ensino médio, aproximou-se do movimento Tea Party. No ano seguinte, participou de manifestações locais e chegou a formar um grupo estudantil em sua escola para protestar contra o aumento de preços no refeitório.
Em 2012, escreveu um artigo para o site Breitbart em que criticava um viés de esquerda em livros escolares. O texto lhe rendeu convite para uma entrevista na Fox Business, sua primeira aparição televisiva.
Leia mais: “Amor ou ódio?”, artigo de Alexandre Garcia publicado na Edição 287 da Revista Oeste
No mesmo ano, fundou a Turning Point USA (TPUSA), organização voltada a jovens universitários com a proposta de defender livre mercado, Estado mínimo e valores conservadores. Kirk cogitava cursar a Universidade de Baylor, mas desistiu para se dedicar em tempo integral à política estudantil.
Durante o governo Trump, ele visitou a Casa Branca mais de cem vezes. Chegou a integrar grupos que discutiam nomeações para cargos importantes. Ele também acompanhou a família Trump em viagens internacionais e eventos de campanha.
O post Vereador de Recife denuncia médico que fez chacota da morte de Charlie Kirk apareceu primeiro em Revista Oeste.
Fonte:Revista Oeste