mente forjada (1)
mente forjada (1)

Trump sugere ataque à Venezuela e Maduro mobiliza tropas

Ícone de Busca



O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sugeriu neste domingo (7) a possibilidade de ordenar ataques contra o Cartel de los Soles dentro do território venezuelano. Questionado por jornalistas sobre a medida, respondeu de forma direta: “Já verão”. A declaração ocorre em meio ao aumento das tensões entre Washington e Caracas, após operações militares americanas no Caribe para combater o narcotráfico.

A afirmação de Trump veio poucos dias depois de ele advertir que qualquer aeronave venezuelana que represente ameaça às forças dos EUA na região será derrubada. Na semana passada, caças F-16 venezuelanos sobrevoaram brevemente um navio militar norte-americano em missão antidrogas, episódio que levou o Pentágono a enviar caças F-35 para Porto Rico e ampliar a presença militar na área.

O governo americano já deslocou oito navios de guerra e um submarino nuclear para o Caribe, configurando uma das maiores mobilizações navais das últimas décadas na América Latina. Segundo a Casa Branca, a medida faz parte da operação dos EUA contra o tráfico de drogas.

O ministro da Defesa venezuelano, Vladimir Padrino López, anunciou neste domingo um reforço da presença militar em cinco estados do país que ficam no Caribe, incluindo Zulia, Falcón e Nueva Esparta.

“Ninguém vai vir fazer o trabalho por nós. Ninguém vai pisar nesta terra para fazer o que nos corresponde fazer”, declarou o ministro em vídeo publicado nas redes sociais.

O pano de fundo da escalada entre EUA e Venezuela inclui as acusações formais da Casa Branca contra Maduro por narcoterrorismo e o aumento da recompensa por sua captura para US$ 50 milhões. Washington vincula o ditador chavista ao chamado Cartel de los Soles e a redes de narcotráfico internacionais, e justifica sua operação no Caribe como parte de uma ofensiva para frear o ingresso de drogas no território americano.

As tensões também coincidem com a decisão de Trump de restaurar recentemente o antigo nome do Pentágono, que voltou a ser chamado de Departamento de Guerra. Segundo ele, a mudança reflete o momento atual.



FonteGazeta do Povo

Últimas notícias

MENTE FORJADA

Evolua como pessoa, cresça como empreendedor e fortaleça sua presença no digital

© 2025 MarktBenn. All rights reserved.

Review My Order

0

Subtotal