O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não conseguiria se reeleger à presidência da República em 2026 em uma eventual disputa com o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP) em São Paulo, de acordo com uma nova pesquisa da AtlasIntel divulgada nesta segunda (8).
De acordo com os eleitores ouvidos no estado paulista, Tarcísio venceria Lula no segundo turno com uma vantagem de 8 pontos percentuais, embora empate tecnicamente com ele em uma projeção de primeiro turno. O governador de São Paulo, no entanto, ainda não confirmou oficialmente a disputa ao Palácio do Planalto.
Em outros dois cenários apurados pela AtlasIntel, Lula empataria tecnicamente em segundo turno com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) – que segue inelegível pela Justiça – e a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL).
A AtlasIntel ouviu 2.059 pessoas entre os dias 29 de agosto e 3 de setembro no estado de São Paulo, através do sistema de recrutamento digital aleatório. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%.
VEJA TAMBÉM:
-
Valdemar reforça aposta do PL em Bolsonaro: “Não temos plano B”
Em um cenário estimulado de primeiro turno, Lula e Tarcísio empatam tecnicamente no limite da margem de erro:
- Tarcísio de Freitas (Republicanos): 38% (entre 36% e 40%);
- Lula (PT): 34% (entre 32% e 36%);
- Ciro Gomes (PDT): 9%;
- Ratinho Jr. (PSD): 4%;
- Ronaldo Caiado (União): 4%;
- Eduardo Leite (PSD): 3%;
- Romeu Zema (Novo): 3%;
- Outro: 4%;
- Branco/nulo: 2%;
- Não sabe: 0%.
Já em uma disputa de segundo turno, Tarcísio vence Lula com uma vantagem de 8 pontos:
- Tarcísio de Freitas (Republicanos): 52% (entre 50% e 54%);
- Lula (PT): 44% (entre 42% e 46%);
- Branco/nulo/não sabe: 4%.
Com o casal Bolsonaro, Lula tem 46% contra 45% de Jair e 44% de Michelle.
Por outro lado, se abrir mão de concorrer a um quarto mandato e indicar novamente Fernando Haddad (PT) como seu candidato, como ocorreu em 2018, Lula veria seu partido perder a disputa:
- Tarcísio de Freitas (Republicanos): 52% (entre 50% e 54%);
- Fernando Haddad (PT): 43% (entre 41% e 45%);
- Branco/nulo/não sabe: 4%.
A pesquisa AtlasIntel apontou, ainda, que Lula e Tarcísio enfrentam o exato oposto de aprovação/rejeição no estado de São Paulo. Enquanto que 59% dos eleitores ouvidos têm uma imagem positiva do atual governador paulista, o mesmo percentual tem de negativa do petista:
- Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP): 59% positiva e 40% negativa;
- Lula (PT): 40% negativa e 59% positiva.
Por que a Gazeta do Povo publica pesquisas eleitorais
A Gazeta do Povo publica há anos todas as pesquisas de intenção de voto realizadas pelos principais institutos de opinião pública do país. As pesquisas de intenção de voto fazem uma leitura de momento, com base em amostras representativas da população.
Métodos de entrevistas, composição e número da amostra e até mesmo a forma como uma pergunta é feita são fatores que podem influenciar no resultado. Por isso é importante ficar atento às informações de metodologias, encontradas no fim das matérias da Gazeta do Povo sobre pesquisas eleitorais.
Pesquisas publicadas nas eleições de 2022, por exemplo, apontaram discrepâncias relevantes em relação ao resultado apresentado na urna. Feitos esses apontamentos, a Gazeta do Povo considera que as pesquisas eleitorais, longe de serem uma previsão do resultado das eleições, são uma ferramenta de informação à disposição do leitor, já que os resultados divulgados têm potencial de influenciar decisões de partidos, de lideranças políticas e até mesmo os humores do mercado financeiro.
FonteGazeta do Povo