mente forjada (1)

São Paulo registra queda histórica em latrocínios e roubos no ano

Viatura da Polícia Civil de São Paulo | Foto: Reprodução/Redes sociais

São Paulo registrou uma diminuição expressiva nos casos de latrocínio entre janeiro e julho deste ano, com um total 84 ocorrências. O número representa queda de 21,5% em relação ao mesmo período em 2024, quando foram notificadas 107 ocorrências, e configura o menor índice já registrado na série histórica do Estado.

Em julho, foram contabilizados 15 latrocínios, três a menos do que no mesmo mês do ano anterior. O levantamento realizado pela Secretaria da Segurança Pública de São Paulo (SSP) também indica redução em outros tipos de crimes patrimoniais, como roubos em geral e roubos e furtos de veículos.

+ Leia mais notícias do Brasil em Oeste

Os dados apontam que os roubos em geral caíram 14,9% no acumulado do ano, somando 99.531 casos, contra 117.039 do período equivalente de 2024. O Estado, assim, atingiu o menor patamar de roubos de sua história. Quanto aos furtos em geral, houve aumento de 0,76%, para um total de 323.416 registros.


Houve retração de 14,5% nos roubos de veículos, com 15.210 registros no ano. Já os furtos de veículos diminuíram 32,6%, para um total de 51.513 ocorrências em todo o território paulista.

São Paulo recebe mais denúncias de violência contra a mulher

A SSP informou ainda que foram registrados 197 homicídios dolosos em julho, o que sobe para 1.438 o total no ano, 15 casos a mais do que o acumulado até julho de 2024. Apesar disso, São Paulo mantém a menor taxa de homicídios da história, com 5,6 ocorrências para cada 100 mil habitantes.

As Delegacias de Defesa da Mulher receberam 8.385 denúncias de estupro de janeiro a julho, um aumento de 1,3% em comparação ao ano passado. Segundo a SSP, o crescimento reflete políticas de incentivo à denúncia e fortalecimento das redes de proteção para mulheres vítimas de violência.

Viatura da Polícia Civil de São Paulo | Foto: Reprodução/Redes sociais

Em relação aos feminicídios, foram confirmados 151 casos no Estado em 2025, número que supera em 18 os registros do ano anterior. Essa elevação resulta, segundo o balanço, da melhoria na classificação e tipificação dos crimes, o que contribui para o combate à subnotificação.

As autoridades estaduais reforçam que seguem investindo em delegacias especializadas, monitoramento eletrônico de agressores e campanhas educativas, com o objetivo de ampliar a rede de proteção e incentivar denúncias de violência doméstica e familiar.

O post São Paulo registra queda histórica em latrocínios e roubos no ano apareceu primeiro em Revista Oeste.



Fonte:Revista Oeste

Veja também

© 2025 MarktBenn. All rights reserved.

Review My Order

0

Subtotal