São Paulo registrou uma diminuição expressiva nos casos de latrocínio entre janeiro e julho deste ano, com um total 84 ocorrências. O número representa queda de 21,5% em relação ao mesmo período em 2024, quando foram notificadas 107 ocorrências, e configura o menor índice já registrado na série histórica do Estado.
Em julho, foram contabilizados 15 latrocínios, três a menos do que no mesmo mês do ano anterior. O levantamento realizado pela Secretaria da Segurança Pública de São Paulo (SSP) também indica redução em outros tipos de crimes patrimoniais, como roubos em geral e roubos e furtos de veículos.
+ Leia mais notícias do Brasil em Oeste
Os dados apontam que os roubos em geral caíram 14,9% no acumulado do ano, somando 99.531 casos, contra 117.039 do período equivalente de 2024. O Estado, assim, atingiu o menor patamar de roubos de sua história. Quanto aos furtos em geral, houve aumento de 0,76%, para um total de 323.416 registros.
Muitas consquistas construídas ao longo de nossa gestão para que a mulher tenha em São Paulo uma rede de proteção necessária para romper o ciclo da violência. Ao lado do governador @tarcisiogdf, não vamos parar por aqui. pic.twitter.com/TJqB6wovx4
— Guilherme Derrite (@DerriteSP) August 27, 2025
Houve retração de 14,5% nos roubos de veículos, com 15.210 registros no ano. Já os furtos de veículos diminuíram 32,6%, para um total de 51.513 ocorrências em todo o território paulista.
São Paulo recebe mais denúncias de violência contra a mulher
A SSP informou ainda que foram registrados 197 homicídios dolosos em julho, o que sobe para 1.438 o total no ano, 15 casos a mais do que o acumulado até julho de 2024. Apesar disso, São Paulo mantém a menor taxa de homicídios da história, com 5,6 ocorrências para cada 100 mil habitantes.
As Delegacias de Defesa da Mulher receberam 8.385 denúncias de estupro de janeiro a julho, um aumento de 1,3% em comparação ao ano passado. Segundo a SSP, o crescimento reflete políticas de incentivo à denúncia e fortalecimento das redes de proteção para mulheres vítimas de violência.
Em relação aos feminicídios, foram confirmados 151 casos no Estado em 2025, número que supera em 18 os registros do ano anterior. Essa elevação resulta, segundo o balanço, da melhoria na classificação e tipificação dos crimes, o que contribui para o combate à subnotificação.
As autoridades estaduais reforçam que seguem investindo em delegacias especializadas, monitoramento eletrônico de agressores e campanhas educativas, com o objetivo de ampliar a rede de proteção e incentivar denúncias de violência doméstica e familiar.
O post São Paulo registra queda histórica em latrocínios e roubos no ano apareceu primeiro em Revista Oeste.
Fonte:Revista Oeste