recuperado 33 mente forjada
recuperado 33 mente forjada

Rússia propõe diálogo com EUA após acusações de Trump sobre testes nucleares secretos

Sergey Lavrov


Ministro das Relações Exteriores russo, Sergei Lavrov, negou as afirmações e disse que os norte-americanos poderiam verificar se houve teste através do sistema mundial de vigilância sísmica

SERGEI ILNITSKY / POOL / AFP
Trump acusou tanto a Rússia como a China de realizar testes nucleares, em uma entrevista à emissora americana CBS News

O ministro das Relações Exteriores russo, Sergei Lavrov, declarou, nesta terça-feira (11) que seu país está “disposto” a conversar com os Estados Unidos sobre as acusações do presidente Donald Trump de que Moscou teria realizado testes nucleares subterrâneos secretos. As tensões aumentaram entre as duas maiores potências nucleares do mundo depois que a Rússia realizou testes de seus sistemas de armas estratégicas e Trump afirmou ter ordenado testes de armas nucleares. O mandatário norte-americano acusou a Rússia de realizar detonações nucleares em segredo, e não apenas testes de sistemas de lançamento, algo que todos os Estados com armas nucleares fazem regularmente.

“Estamos dispostos a falar sobre as suspeitas levantadas por nossos colegas americanos sobre a possibilidade de estarmos fazendo algo em segredo nas profundezas subterrâneas”, declarou Lavrov em uma entrevista transmitida pela televisão. O chefe da diplomacia russa negou as afirmações de Trump e disse que os Estados Unidos poderiam verificar se a Rússia havia testado uma ogiva nuclear através do sistema mundial de vigilância sísmica.

cta_logo_jp

Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

Trump acusou tanto a Rússia como a China de realizar testes nucleares, em uma entrevista à emissora americana CBS News, no início deste mês, após adiar indefinidamente um projeto de cúpula com Vladimir Putin sobre o conflito na Ucrânia, alegando não querer dialogar “para nada”. Mas, Lavrov disse que as duas questões não estavam relacionadas.

“Eu não misturaria o tema dos testes nucleares com o tema da cúpula de Budapest”, afirmou. Também disse que o Kremlin continuava aberto a uma possível reunião entre o presidente russo e Trump. Trump se mostrou cada vez mais frustrado com Putin, nos últimos meses, devido à recusa do líder russo em interromper sua ofensiva de quase quatro anos contra a Ucrânia.

*Com informações da AFP





FonteJovem Pan News

Últimas notícias

MENTE FORJADA

Evolua como pessoa, cresça como empreendedor e fortaleça sua presença no digital

© 2025 MarktBenn. All rights reserved.

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x

Review My Order

0

Subtotal