recuperado 33 mente forjada
recuperado 33 mente forjada

Rio Grande do Sul declara estado de emergência em saúde animal para gripe aviária

Brasil se declara livre de gripe aviária após foco que afetou exportações

O governo gaúcho iniciou ações para conter o foco da gripe aviária e vistoria em 94 propriedades de subsistência próximas ao local da confirmação da doença

DIRCEU PORTUGAL/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO
A medida de emergência baixada pelo RS é válida por 60 dias, conforme decreto publicado no sábado (17), no Diário Oficial do Estado

O Rio Grande do Sul declarou situação de emergência em saúde animal para controle de focos de influenza aviária de alta patogenicidade (H5N1) em municípios próximos do raio do foco. A decisão ocorre após a confirmação da doença no Estado. O governo gaúcho também iniciou no sábado ações para conter o foco da gripe aviária e vistoria em 94 propriedades de subsistência próximas ao local da confirmação da doença. As informações são do portal do governo gaúcho.

Na sexta-feira, o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) confirmou o foco em uma granja avícola de reprodução, em Montenegro, e outro em aves silvestres no Zoológico de Sapucaia do Sul. A medida de emergência baixada pelo RS é válida por 60 dias, conforme decreto publicado no sábado (17), no Diário Oficial do Estado. Com a decisão, o governo gaúcho espera uma resposta mais rápida para combater os focos de influenza aviária na região.

cta_logo_jp

Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

O estado de emergência é válido nos municípios de Triunfo, Capela de Santana, Nova Santa Rita, Montenegro, Esteio, Canoas, Gravataí, Sapucaia do Sul, São Leopoldo, Cachoeirinha, Novo Hamburgo e Portão. Sobre as vistorias, o governo gaúcho disse que, no sábado, o Serviço Veterinário Oficial do Rio Grande do Sul (SVO-RS) inspecionou 94 propriedades de subsistência localizadas no raio do foco, sendo 27 na área perifocal (três quilômetros) e 67 na área e vigilância (dez quilômetros), além de uma granja de recria de aves – a única na área de vigilância.

A equipe de veterinários ainda instalou cinco barreiras sanitárias, com funcionamento 24 horas. Três no raio de três quilômetros – uma de bloqueio, e mais duas no raio de dez quilômetros.

*Com informações do Estadão Conteúdo
Publicado por Carolina Ferreira



Fonte: Jovem Pan News

Últimas notícias

MENTE FORJADA

Evolua como pessoa, cresça como empreendedor e fortaleça sua presença no digital

© 2025 MarktBenn. All rights reserved.

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x

Review My Order

0

Subtotal