O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), vinculado ao Ministério da Agricultura
e Pecuária (Mapa), emitiu dois alertas laranjas para o Rio Grande do Sul. O Inmet alertou o Estado devido ao perigo ocasionado pela queda de temperatura e pelo risco de tempestades.
De acordo com o Inmet, o Estado pode receber um volume de chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia até as 10 horas da quinta-feira, 4. Segundo o Instituto, também são esperados ventos intensos (60 a 100 km/h), e queda de granizo.
+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste
Conforme o alerta, o Estado pode sofrer com “corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e alagamentos”.
Estão em alerta o Sudoeste e o Sudeste do Estado, o Centro-Ocidental e o Centro-Oriental Rio-grandense, a Região Metropolitana de Porto Alegre e o Noroeste do Rio Grande do Sul.
O Inmet indicou os telefones da Defesa Civil (199) e do Corpo de Bombeiros
(193) em caso de dúvidas.
Queda de temperatura pode causar problemas de saúde
O alerta do Inmet para a queda de temperatura entra em vigor no início da quinta-feira, 3, e vale até o início da manhã da sexta-feira, 4. É esperada uma queda de até 5ºC. Segundo o Instituto, o frio pode trazer “risco à saúde”.
Além do Rio Grande do Sul, regiões vizinhas do Estado de Santa Catarina também estão em alerta.

O Inmet representa o Brasil na Organização Meteorológica Mundial (OMM) desde 1950.
Leia também: “O café brasileiro fala inglês, não mandarim”, artigo de Evaristo de Miranda publicado na Edição 282 da Revista Oeste
O post Queda de temperatura e tempestade colocam Rio Grande do Sul em alerta apareceu primeiro em Revista Oeste.
Fonte:Revista Oeste