Rodrigo Paz afirmou que seu ‘futuro governo’ tem como prioridade ‘a conciliação de visões e projetos e a urgência de levar o país adiante’
O vencedor do segundo turno das eleições presidenciais da Bolívia, o candidato de centro-direita Rodrigo Paz, fez um apelo nesta segunda-feira (20) a todas as forças políticas do país para que se unam a fim de alcançar a governabilidade e afirmou que não é momento para “mesquinhez” com a democracia no país. Um dia após a vitória no histórico segundo turno presidencial, Paz deu uma entrevista coletiva em La Paz ao lado de seu companheiro de chapa na vice-presidência, Edman Lara, e pediu aos líderes políticos do Poder Legislativo que se unissem para “retomar a institucionalidade perdida”.
Ele também pediu a seu rival no segundo turno, o ex-presidente conservador Jorge Tuto Quiroga, para se unir e acrescentou: “Não podemos ser mesquinhos com nossa democracia, precisamos ter grandeza, a grandeza leva à não confrontação”. Em referência a algumas manifestações que ocorreram no domingo contra os resultados eleitorais, Paz disse que “o mandato do povo não é a confrontação nem a violência nas ruas”.
Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!
“Estendemos a mão a todas as forças políticas”, reiterou. Sobre a transição do governo, o vencedor do segundo turno presidencial disse que já se comunicou com o presidente da Bolívia, Luis Arce, para coordenar a transferência do poder. Paz mencionou que Arce está bem disposto e que sua equipe de transição se reunirá com representantes dos ministérios da Presidência e das Relações Exteriores.
O candidato vencedor pelo Partido Democrata Cristão (PDC) afirmou que seu “futuro governo” tem como prioridade “a conciliação de visões e projetos e a urgência de levar o país adiante” e é por isso que, embora tenha o maior número de legisladores no Congresso, dará prioridade à negociação com outros partidos políticos.
Rodrigo Paz venceu o segundo turno com 54,61% dos votos, contra 45,39% obtidos por Quiroga, de acordo com o Sistema de Resultados Eleitorais Preliminares (Sirepre), com 97,86% das cédulas computadas. O órgão eleitoral informou que os resultados preliminares mostram “uma tendência” que “parece ser irreversível” e prevê concluir entre quarta e quinta-feira a contagem oficial.
*Com informações da EFE
Publicado por Fernando Dias
FonteJovem Pan News









