Rodrigo Manga é alvo da Operação Copia e Cola da Polícia Federal, que apura supostas irregularidades em contratos de saúde pública na cidade
O prefeito de Sorocaba (SP), Rodrigo Manga (Republicanos), foi afastado do cargo, nesta quinta-feira (6), devido a uma decisão judicial, no âmbito da segunda fase da Operação Copia e Cola da Polícia Federal. Essa ação apura supostas irregularidades em contratos de saúde pública na cidade e que na qual o político é um dos investigados. O afastamento é por, ao menos, 180 dias, e Manga está proibido de entrar na prefeitura e de manter contato com servidores públicos municipais listados. Quem assume interinamente é o vice Fernando Neto (PSD). A Câmara Municipal já foi notificada sobre a troca.
A operação começou na manhã desta quinta-feira (6) com o cumprimento de mandados de prisão e de busca e apreensão em Sorocaba, Itu, Araçoiaba, Piedade e São Paulo. Duas pessoas foram presas, entre elas o empresário Marco Silva Mott, amigo do prefeito e suspeito tanto de ser lobista, quanto de lavar dinheiro em diversos contratos da prefeitura.
O afastamento foi anunciado pelo próprio Manga, que está cumprindo agenda em Brasília, em um vídeo nas redes sociais:
“Acredite se quiser, me afastaram do cargo de prefeito. Eu aqui em Brasília, ontem eu fui em frente o Palácio da Justiça, falei que tem que colocar o Exército na rua, rodei o congresso, os deputados me receberam super bem, falando: ‘Manga, cuidado, está aparecendo muito, estão tentando aí’. O que a gente ouve de bastidores é que os caras tentam tirar do jogo qualquer um que ameaça a candidatura deles e você tem sido uma ameaça, tanto na questão do Senado, como em outros cargos. Gente, não deu outra”, publicou.
Ver essa foto no Instagram
Uma publicação compartilhada por Rodrigo Manga (@rodrigomangaoficial)
Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!
Quem é Rodrigo Manga
Com formação em marketing, Rodrigo Manga, de 45 anos, se elegeu prefeito de Sorocaba em 2020 depois de dois mandatos como vereador. Antes, ele era vendedor de veículos em uma rede de lojas na cidade. Ele viralizou e ganhou milhões de seguidores ao começar a anunciar, com vídeos chamativos, feitos sobre seu mandato na prefeitura. Entretanto, há posts com desinformação e que são questionados pelo Ministério Público.
Veja nota da prefeitura de Sorocaba
Em conformidade com a legislação vigente e o princípio da continuidade administrativa, o vice-prefeito Fernando Martins da Costa Neto assumiu, nesta quinta-feira (6), o cargo de prefeito de Sorocaba, até que os fatos sejam esclarecidos, garantindo a plena continuidade dos serviços públicos e o funcionamento regular da Administração Municipal. A Prefeitura de Sorocaba reforça seu compromisso com a transparência e o respeito às decisões judiciais.
FonteJovem Pan News









