Empresário é preso em operação que apura a emissão de títulos de crédito falsos por instituições financeiras do Sistema Financeiro Nacional
A Polícia Federal prendeu, na terça-feira (18), o empresário Daniel Vorcaro, proprietário do Banco Master, em Guarulhos. Ele foi detido quando tentava deixar o país em um jato particular e, em seguida, conduzido à Superintendência da PF em São Paulo.
A prisão ocorreu um dia após o anúncio de que um consórcio liderado pela Fictor Holding Financeira havia fechado acordo para comprar o Banco Master.
A PF cumpre cinco mandados de prisão preventiva, dois de prisão temporária e 25 de busca e apreensão, além de outras medidas cautelares, nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Bahia e no Distrito Federal.
BC decreta liquidação do Banco Master
O Banco Central decretou nesta terça-feira a liquidação extrajudicial do Banco Master, menos de um dia depois de o Grupo Fictor ter indicado o interesse em comprar a instituição. Segundo pessoas que acompanham o tema de perto, a liquidação acaba com a possibilidade de o acordo avançar.
A liquidação foi assinada pelo presidente do BC, Gabriel Galípolo. Pelo termo, também fica sob liquidação judicial a Master SA Corretora de Câmbio. A EFB Regimes Especiais de Empresas foi nomeada liquidante, com amplos poderes de administração e liquidação.
A liquidação judicial do Master entrou no radar do mercado desde setembro, quando o BC negou a autorização para o Banco de Brasília (BRB) adquirir a companhia. O modelo de negócios do Master era considerado problemático, já que o banco emitia papéis garantidos pelo FGC e pagava taxas muito acima do mercado
Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!
O anúncio ocorre quase um mês após ter vetado a oferta de compra de uma fatia da instituição pelo Banco de Brasília (BRB). A medida dá fim a um processo acelerado de crescimento do Master, que foi baseado em dois pilares: a captação de recursos pagando a investidores juros muito acima da média do mercado e a compra de ativos com baixa liquidez, como empresas com problemas financeiros, precatórios e direitos creditórios.
*Em atualização









