recuperado 33 mente forjada
recuperado 33 mente forjada

PGR pede ao STF reabertura de investigação sobre interferência de Bolsonaro na PF

PGR pede ao STF reabertura de investigação sobre interferência de Bolsonaro na PF


Segundo o procurador-geral da República, Paulo Gonet, retomada da investigação é necessária para verificar se há relação entre o episódio e o chamado esquema da ‘Abin Paralela’

WILTON JUNIOR/ESTADÃO CONTEÚDO
Embora Jair Bolsonaro não tenha sido indiciado, o relatório da PF aponta indícios de que ele teria atuado como líder da organização criminosa

O procurador-geral da República, Paulo Gonet, solicitou ao Supremo Tribunal Federal (STF) a reabertura do inquérito que apura uma suposta interferência do ex-presidente Jair Bolsonaro na Polícia Federal durante seu governo. O pedido foi encaminhado ao ministro Alexandre de Moraes, relator do caso. Segundo Gonet, a retomada da investigação é necessária para verificar se há relação entre o episódio e o chamado esquema da “Abin Paralela” — estrutura de inteligência paralela supostamente criada durante o governo Bolsonaro para monitorar adversários políticos.

O inquérito da Abin Paralela, concluído pela Polícia Federal no meio do ano, resultou no indiciamento de 35 pessoas, entre elas Carlos Bolsonaro e Alexandre Ramagem. Embora Jair Bolsonaro não tenha sido indiciado, o relatório da PF aponta indícios de que ele teria atuado como líder da organização criminosa.

cta_logo_jp

Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

A investigação sobre a interferência na PF foi aberta em 2020, após a saída do então ministro da Justiça Sérgio Moro, que acusou Bolsonaro de tentar acessar investigações sigilosas e de intervir na corporação. O caso chegou a ser paralisado após o pedido de arquivamento apresentado pelo ex-procurador-geral Augusto Aras, mas o ministro Alexandre de Moraes manteve o inquérito em aberto, aguardando uma nova manifestação da PGR.

Agora, com o pedido de reabertura, a Polícia Federal deve realizar novas diligências para apurar se há provas que conectem os dois casos. Especialistas apontam, no entanto, que a retomada do processo deve observar os prazos e fundamentos legais. Segundo o advogado Luís Augusto Durso, “um inquérito só pode ser reaberto se surgirem novas provas que justifiquem essa decisão. Do contrário, o caso deve permanecer arquivado”.

A reanálise ocorre no momento em que Paulo Gonet está prestes a decidir se apresentará denúncia contra os investigados no esquema da Abin Paralela — e se Jair Bolsonaro será incluído entre os acusados.





FonteJovem Pan News

Últimas notícias

MENTE FORJADA

Evolua como pessoa, cresça como empreendedor e fortaleça sua presença no digital

© 2025 MarktBenn. All rights reserved.

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x

Review My Order

0

Subtotal