recuperado 33 mente forjada
recuperado 33 mente forjada

Operação no RJ repercute como ‘cenário de guerra’ na imprensa mundial

Operação no RJ repercute como ‘cenário de guerra’ na imprensa mundial


Jornais e agências de notícias da Europa e América Latina destacam o número recorde de mortos, o poder bélico do crime organizado e o clima de confronto intenso na cidade

Reprodução / The Guardian
Jornal britânico The Guardian afirma que o Rio de Janeiro está ‘em guerra’ e classificou a data como o ‘pior dia de violência da história’ da cidade

A megaoperação policial contra o Comando Vermelho (CV) que deixou o Rio de Janeiro em estado de alerta nesta terça-feira (28) tornou-se pauta central na imprensa internacional. Veículos de comunicação de diversos países descreveram os confrontos nos complexos do Alemão e da Penha como “cenas de guerra”, destacando o alto número de mortos e a escalada da violência.

A ofensiva, que mobilizou cerca de 2.500 policiais e se tornou a mais letal da história do estado, com mais de 60 mortos, incluindo quatro agentes de segurança, e 81 presos, foi retratada com espanto pela mídia estrangeira.

O jornal britânico The Guardian afirmou que o Rio de Janeiro está “em guerra” e classificou a data como o “pior dia de violência da história” da cidade. A publicação destacou a declaração do governador Cláudio Castro, que classificou a situação como um enfrentamento ao “narcoterrorismo”. A agência de notícias Reuters, também do Reino Unido, chamou a atenção para o fato de a operação ocorrer pouco antes da cidade sediar eventos preparatórios para a cúpula climática da ONU, a COP30.

Na Argentina, os jornais Clarín e La Nación utilizaram a expressão “cenas de guerra” para descrever os confrontos. As publicações detalharam a resposta dos criminosos à ação policial, que incluiu intensos tiroteios e o uso de drones para atacar os agentes.

A inovação tecnológica do crime organizado também foi destaque em Portugal. O jornal Público noticiou que os traficantes utilizaram drones para lançar bombas contra as forças de segurança. A rádio francesa RFI, por sua vez, contextualizou a operação com dados sobre a violência no Rio, enquanto o espanhol El País focou na intensidade dos tiroteios e no grande efetivo policial mobilizado.

cta_logo_jp

Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

A megaoperação tinha como objetivo cumprir 100 mandados de prisão e conter a expansão territorial do Comando Vermelho na região. Entre os detidos estão lideranças da facção, como Thiago do Nascimento Mendes, conhecido como “Belão do Quitungo”, e Nicolas Fernandes Soares, apontado como operador financeiro de um dos principais chefes do grupo.





FonteJovem Pan News

Últimas notícias

MENTE FORJADA

Evolua como pessoa, cresça como empreendedor e fortaleça sua presença no digital

© 2025 MarktBenn. All rights reserved.

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x

Review My Order

0

Subtotal