recuperado 33 mente forjada
recuperado 33 mente forjada

Ministério do Desenvolvimento Agrário responde carta do MST que cobra reforma agrária

Ministério do Desenvolvimento Agrário responde carta do MST que cobra reforma agrária

Pasta argumentou que, diferente do que o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra argumenta, não há lentidão na redistribuição de terras e negou falta de incentivo à agricultura familiar

Divulgação MST / Foto: Priscila Ramos
O Ministro do Trabalho em visita à Feira Nacional da Reforma Agrária em São Paulo do MST  

O Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) respondeu a carta aberta enviada pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) nesta segunda-feira (21). A pasta argumentou que, diferente do que o MST argumenta, não há lentidão na redistribuição de terras e negou falta de incentivo à agricultura familiar. As informações são do jornal Folha de S.Paulo. “Ao contrário do que diz a carta do MST, a reforma agrária no Brasil retomou o ritmo dos dois primeiros governos do presidente Lula”, declara o MDA, presidido pelo ministro Paulo Teixeira. A pasta ainda complementa: “a meta é criar 30 mil novos lotes ainda em 2025 e 60 mil até o final do mandato, o que representa metade de todas as 120 mil famílias acampadas em todo o Brasil”

O MST, no entanto, afirma que “400 mil famílias assentadas seguem à espera de políticas públicas que existem, mas não chegam à base”. Na carta aberta, o movimento social questionava o governo após seu apoio nas eleições de 2022. “Após mais de três anos de governo Lula, a reforma agrária continua paralisada e as famílias acampadas e assentadas se perguntam: Lula, cadê a reforma agrária?”. “Respeitamos o papel dos movimentos sociais de reivindicar mas a verdade é que o governo Lula 3 caminha para bater recordes históricos na reforma agrária”, responde o MDA para as acusações de lentidão.

Tarifaço

O MST ainda faz referência à sobretaxa de 50% sobre os produtos nacionais imposta pelo presidente americano, Donald Trump. O movimento aproveita a campanha do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com foco em soberania nacional e afirma: “soberania nacional só é possível com soberania alimentar. E a soberania alimentar se constrói com a agricultura familiar camponesa e com a reforma agrária”.

cta_logo_jp

Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

Em carta divulgada em janeiro, o MST já tinha cobrado o assentamento de 100 mil famílias que seguiam acampadas pelo País O movimento invadiu 11 propriedades em abril deste ano, cobrando mais velocidade no assentamento de famílias.

*Com informações do Estadão Conteúdo

 



Fonte: Jovem Pan News

Últimas notícias

MENTE FORJADA

Evolua como pessoa, cresça como empreendedor e fortaleça sua presença no digital

© 2025 MarktBenn. All rights reserved.

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x

Review My Order

0

Subtotal