recuperado 33 mente forjada
recuperado 33 mente forjada

Ministério da Agricultura recolhe vacina depois de 200 mortes de animais

Fachada do prédio da pasta

Depois de quase 200 animais morrerem em diferentes regiões do Brasil, o Ministério da Agricultura e Pecuária recolheu frações da vacina Excell 10, usada na prevenção de clostridioses em rebanhos. A medida ocorreu depois de a pasta receber notificações sobre reações adversas decorrentes do uso do imunizante, produzido pelo laboratório Dechra Brasil Produtos Veterinários Ltda.

+ Leia mais notícias de Agronegócio em Oeste

A Agência de Defesa Agropecuária do Piauí (Adapi) informou o ministério, em 12 de agosto, sobre as ocorrências em caprinos, ovinos e bovinos. Em resposta, a pasta pediu relatórios de farmacovigilância à empresa e realizou inspeção na fábrica, localizada em Londrina (PR).

O objetivo foi checar registros do Serviço de Atendimento ao Consumidor, os processos produtivos e de controle de qualidade da vacina.

Medidas emergenciais do Ministério da Agricultura

Fachada do Ministério da Agricultura | Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

No dia 15 de agosto, a pasta determinou que os lotes suspeitos fossem recolhidos da distribuidora ligada ao caso relatado pela Adapi. Simultaneamente, a fabricante enviou comunicado no qual orientou distribuidores e lojistas a suspenderem a comercialização dos lotes afetados. Três dias depois, o recolhimento começou, em Teresina, e, em 19 de agosto, a ordem passou a valer para todo o território nacional.

Até o momento, há registros de mortes de 194 ovinos, quatro caprinos e um bovino, segundo dados encaminhados ao governo federal. Os trabalhos de fiscalização e investigação prosseguem, com prazo inicial de 60 dias para a conclusão das apurações.

Leia também: “Plano antitarifaço do governo será inútil e danoso”, reportagem de Carlo Cauti publicada na Edição da Revista Oeste

A clostridiose, doença causada por toxinas de bactérias do grupo Clostridium spp., pode provocar sintomas como inchaço e rigidez muscular, manqueira, tremores, trismo, convulsões e arqueamento do corpo. “Neste momento, o Mapa está dedicado e atuando de forma coordenada e integrada com os órgãos estaduais de defesa sanitária para confirmar a causa dos óbitos dos animais e adotar todas as medidas necessárias para proteção da produção pecuária”, afirmou o secretário de Defesa Agropecuária, Carlos Goulart.

O post Ministério da Agricultura recolhe vacina depois de 200 mortes de animais apareceu primeiro em Revista Oeste.


Fonte: Revista Oeste

Últimas notícias

MENTE FORJADA

Evolua como pessoa, cresça como empreendedor e fortaleça sua presença no digital

© 2025 MarktBenn. All rights reserved.

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x

Review My Order

0

Subtotal