mente forjada (1)

Ministério da Agricultura recolhe vacina depois de 200 mortes de animais

Fachada do prédio da pasta

Depois de quase 200 animais morrerem em diferentes regiões do Brasil, o Ministério da Agricultura e Pecuária recolheu frações da vacina Excell 10, usada na prevenção de clostridioses em rebanhos. A medida ocorreu depois de a pasta receber notificações sobre reações adversas decorrentes do uso do imunizante, produzido pelo laboratório Dechra Brasil Produtos Veterinários Ltda.

+ Leia mais notícias de Agronegócio em Oeste

A Agência de Defesa Agropecuária do Piauí (Adapi) informou o ministério, em 12 de agosto, sobre as ocorrências em caprinos, ovinos e bovinos. Em resposta, a pasta pediu relatórios de farmacovigilância à empresa e realizou inspeção na fábrica, localizada em Londrina (PR).

O objetivo foi checar registros do Serviço de Atendimento ao Consumidor, os processos produtivos e de controle de qualidade da vacina.

Medidas emergenciais do Ministério da Agricultura

Fachada do Ministério da Agricultura | Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

No dia 15 de agosto, a pasta determinou que os lotes suspeitos fossem recolhidos da distribuidora ligada ao caso relatado pela Adapi. Simultaneamente, a fabricante enviou comunicado no qual orientou distribuidores e lojistas a suspenderem a comercialização dos lotes afetados. Três dias depois, o recolhimento começou, em Teresina, e, em 19 de agosto, a ordem passou a valer para todo o território nacional.

Até o momento, há registros de mortes de 194 ovinos, quatro caprinos e um bovino, segundo dados encaminhados ao governo federal. Os trabalhos de fiscalização e investigação prosseguem, com prazo inicial de 60 dias para a conclusão das apurações.

Leia também: “Plano antitarifaço do governo será inútil e danoso”, reportagem de Carlo Cauti publicada na Edição da Revista Oeste

A clostridiose, doença causada por toxinas de bactérias do grupo Clostridium spp., pode provocar sintomas como inchaço e rigidez muscular, manqueira, tremores, trismo, convulsões e arqueamento do corpo. “Neste momento, o Mapa está dedicado e atuando de forma coordenada e integrada com os órgãos estaduais de defesa sanitária para confirmar a causa dos óbitos dos animais e adotar todas as medidas necessárias para proteção da produção pecuária”, afirmou o secretário de Defesa Agropecuária, Carlos Goulart.

O post Ministério da Agricultura recolhe vacina depois de 200 mortes de animais apareceu primeiro em Revista Oeste.


Fonte: Revista Oeste

Veja também

© 2025 MarktBenn. All rights reserved.

Review My Order

0

Subtotal