Agenda presidencial na abertura da Cúpula de Líderes busca fortalecer alianças estratégicas e lançar fundo para a proteção de florestas tropicais antes da COP30
A agenda do presidente Luiz Inácio Lula da Silva nesta quinta-feira (6), na abertura da Cúpula de Líderes da COP30, é marcada por encontros com chefes de Estado europeus e pelo lançamento de uma das principais apostas do Brasil para o financiamento climático. O dia do anfitrião visa dar um tom político forte ao início das discussões que antecedem a conferência do clima.
Pela manhã, após recepcionar os chefes de delegação, Lula comanda a abertura da sessão plenária, onde os líderes discursam sobre a emergência climática.
Às 12h, o presidente tem uma reunião bilateral com o Príncipe William, herdeiro do trono britânico, e com o primeiro-ministro do Reino Unido, Keir Starmer. A pauta do encontro deve focar em cooperação climática e na atração de investimentos verdes para o país.
Logo depois, Lula oferece um almoço para os líderes de países com florestas tropicais, momento em que será lançado oficialmente o Fundo Florestas Tropicais para Sempre (TFFF). A iniciativa brasileira, que busca um novo modelo de financiamento para a conservação que não dependa apenas de doações, é tratada como o “carro-chefe do Brasil” no evento.
Às 15h, o presidente se encontra com o presidente da França, Emmanuel Macron, para aprofundar as parcerias ambientais entre os dois países.
Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!
Encerrando os compromissos principais do dia, Lula participa, às 16h, da primeira mesa redonda temática da cúpula, que abordará “Clima e natureza: florestas e oceanos”. O dia termina com a foto oficial e um coquetel oferecido por Lula e pela primeira-dama, Janja, às delegações.
FonteJovem Pan News









