O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebe, na manhã desta segunda-feira (18/8), o presidente do Equador, Daniel Noboa, no Palácio do Planalto. A visita ocorre em meio ao esforço do Brasil em diversificar as parcerias comerciais após o tarifaço imposto pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.
Trata-se da primeira visita de Noboa ao Brasil desde sua reeleiçã0, em abril deste ano. Na agenda, estão previstos reunião restrita entre os presidentes, assinatura de atos e almoço no Itamaraty.
O governo Lula tem buscado intensificar as conversas com vizinhos e parceiros do Brics para a abertura de novos mercados de exportação. Em 2024, o comércio entre Brasil e Equador somou US$ 1,1 bilhão, sendo que US$ 970 milhões representam exportações brasileiras. Entre os itens enviados para o país sul-americano, estão veículos, máquinas, medicamentos e produtos das indústrias de papel e celulose.
Os presidentes também devem discutir questões relacionadas ao crime organizado, desenvolvimento social, ciência e tecnologia, meio ambiente e cooperação amazônica.
As tarifas de 50% que atingiram o Brasil passaram a vigorar no último 6 de agosto. Na semana passado, o governo Lula apresentou um plano em resposta à medida, visando socorrer empresas exportadoras. O Equador também foi alvo da sobretaxa de Trump, mas na ordem de 15%.
FonteMetrópoles