recuperado 33 mente forjada
recuperado 33 mente forjada

Lula defende exploração de petróleo na Foz do Amazonas para financiar transição energética

Lula defende exploração de petróleo na Foz do Amazonas para financiar transição energética


Em meio a críticas de ambientalistas, presidente afirma que recursos do chamado ‘pré-sal amazônico’ podem ser revertidos para políticas públicas e defende a expertise da Petrobras para evitar desastres ambientais

Ricardo Stuckert / PR
Presidente Lula defende a exploração de petróleo na Foz do Amazonas, como uma forma de financiar a transição energética do país

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu publicamente a exploração de petróleo na Margem Equatorial, mais especificamente na Foz do Amazonas, como uma forma de financiar a transição energética do país. A declaração foi feita em resposta a questionamentos sobre os estudos que a Petrobras está realizando na região, que se estende da costa do Amapá ao Rio Grande do Norte.

A posição do presidente tem gerado fortes críticas de ambientalistas. O principal receio é que a atividade de perfuração coloque em risco a fauna e a flora locais, ecossistemas de alta sensibilidade e ainda pouco conhecidos. Ativistas argumentam que a Petrobras não teria condições de conter um eventual vazamento de óleo de grandes proporções, o que poderia causar um prejuízo ambiental sem precedentes para o Brasil.

Em sua defesa, Lula afirmou que a Petrobras possui toda a infraestrutura e o aparato técnico necessários para evitar vazamentos e mitigar quaisquer danos ambientais. “Possivelmente seja a empresa com mais expertise de prospectar petróleo em águas profundas sem nenhum dano”, declarou o presidente.

Lula ressaltou que a autorização concedida pelo Ibama é para a fase de pesquisa e que a extração de petróleo, caso se confirme a viabilidade, dependerá de novas licenças. “Entre você fazer a pesquisa e você ter o petróleo, leva um tempo muito grande, porque precisa de novas licenças para poder fazer as coisas”, explicou.

cta_logo_jp

Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

O presidente argumentou que os recursos financeiros provenientes da exploração do que tem sido chamado de “pré-sal amazônico” seriam essenciais para impulsionar a mudança da matriz energética brasileira. “Uma das formas que eu tenho dito é que a gente tem que utilizar o dinheiro do petróleo para consolidar a chamada transição energética no planeta Terra”, concluiu.

A expectativa é que os estudos da Petrobras na região durem cerca de cinco meses. Somente após essa fase será possível analisar a viabilidade da extração de petróleo na Foz do Amazonas.

*Com informações de Igor Damasceno

*Reportagem produzida com auxílio de IA

Últimas notícias

MENTE FORJADA

Evolua como pessoa, cresça como empreendedor e fortaleça sua presença no digital

© 2025 MarktBenn. All rights reserved.

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x

Review My Order

0

Subtotal