Diplomatas destacam que presidente falou em uso de moedas locais, o que já ocorre hoje
Integrantes do Itamaraty minimizaram a fala do presidente Lula, em encontro na Indonésia, sugerindo o uso de moedas locais, ou invés do dólar, para negociação entre os países. Diplomatas destacaram que o discurso é diferente do feito anteriormente, quando o presidente defendeu uma moeda única entre os países do Brics. Para os técnicos do ministério das Relações Exteriores, a afirmação não deve atrapalhar as articulações com o presidente americano, Donald Trump.
Os diplomatas ainda explicaram que o uso de moedas locais já ocorre em transações internacionais, a depender do acordo fechado entre exportador e importador. Lula disse que o Pix e o sistema de pagamento indonésio poderiam facilitar os pagamentos nas moedas de cada país.
“No âmbito do Brics, o Pix brasileiro e o Qris indonésio oferecem modelos de sistemas de pagamentos eficazes e acessíveis, que podem inspirar medidas que facilitarão o comércio em moedas locais entre os países do bloco. Nós queremos comércio livre. E, mais ainda: tanto a Indonésia quanto o Brasil têm interesse em discutir a possibilidade de a comercialização entre nós dois ser com as nossas moedas”, afirmou o presidente durante evento.
Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!
O encontro entre Lula e Trump está inicialmente previsto para o domingo, na Malásia. Mas ainda não foi confirmado pelo Itamaraty, ou por autoridades americanas.
*Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião da Jovem Pan.
FonteJovem Pan News









