O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de perigo para chuvas intensas no Acre e no Amazonas. O aviso começou às 10h desta segunda-feira, 29, e vale até 10h de terça-feira 30.
+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste
A previsão indica chuva entre 30 e 60 milímetros por hora ou até 100 milímetros em um único dia. Também há possibilidade de ventos que variam de 60 a 100 km/h. As condições aumentam os riscos de alagamentos, descargas elétricas, queda de galhos de árvores e cortes de energia elétrica.
Onde as chuvas intensas vão atingir
De acordo com o Inmet, 56 municípios estão sob alerta. No Acre, estão incluídos Acrelândia e Assis Brasil. No Amazonas, aparecem cidades como Alvarães, Benjamin Constant, Anori e Atalaia do Norte.

O aviso também detalha as áreas mais afetadas: Vale do Acre, Vale do Juruá, Centro Amazonense, Sudoeste Amazonense, Sul Amazonense, Norte Amazonense e Madeira-Guaporé.
Riscos e recomendações
As autoridades destacam que os principais riscos são de alagamentos em áreas urbanas, descargas elétricas durante as tempestades e queda de árvores. Também há a possibilidade de danos à rede elétrica, o que pode causar interrupções temporárias de energia.
O Inmet orienta que a população evite se abrigar debaixo de árvores durante as rajadas de vento e não estacione veículos perto de placas de propaganda ou torres de transmissão. A recomendação inclui ainda desligar aparelhos elétricos em caso de oscilação na rede, para reduzir os riscos de acidentes.
Em situações de emergência, a Defesa Civil pode ser acionada pelo telefone 199. O Corpo de Bombeiros atende pelo 193. As autoridades reforçam que a atenção redobrada da população é fundamental para prevenir acidentes.
Leia também: “Tufão deixa mortos e causa destruição no Vietnã e nas Filipinas“
Confira
Fonte:Revista Oeste









