recuperado 33 mente forjada
recuperado 33 mente forjada

Governo Trump confirma ausência na COP30 em Belém

Governo Trump confirma ausência na COP30 em Belém


Casa Branca confirma que prioriza acordos bilaterais de energia em detrimento de pactos multilaterais

Graeme Sloan/Pool/EFE/EPA
Governo dos Estados Unidos confirma que não enviará representantes de alto escalão para a COP30

O governo dos Estados Unidos confirmou que não enviará representantes de alto escalão para a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP30), que será realizada em novembro, em Belém (PA). A decisão, comunicada por funcionários da Casa Branca, representa a primeira vez em mais de três décadas que os EUA não terão participação de alto nível em uma cúpula do clima da ONU.

A medida reflete a postura do presidente Donald Trump, que tem se posicionado contra acordos climáticos multilaterais. Em um discurso na Assembleia Geral da ONU, Trump classificou a mudança climática como “a maior farsa do mundo” e criticou as políticas ambientais globais, alertando para os riscos econômicos da chamada “agenda verde”.

A ausência do presidente na cúpula de líderes, que ocorrerá antes das negociações técnicas, já era prevista. Contudo, a confirmação de que nenhuma delegação de alto escalão participará das discussões que se iniciam no dia 10 de novembro frustrou as expectativas de envolvimento do país. A decisão de Washington foi formalizada meses após o presidente Luiz Inácio Lula da Silva ter enviado um convite oficial a Trump para o evento.

De acordo com porta-vozes da Casa Branca, a política externa norte-americana sob a gestão de Trump tem privilegiado negociações bilaterais focadas em energia. A administração promove uma “agenda energética de bom senso”, que incentiva a exploração de petróleo, gás natural e energia nuclear. Nos últimos meses, os EUA firmaram acordos comerciais com a União Europeia, Japão e Coreia do Sul para ampliar a exportação de combustíveis fósseis e minerais estratégicos.

cta_logo_jp

Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

Essa abordagem ficou evidente em ações recentes, como a ameaça de restrições de vistos e sanções contra nações que apoiassem um plano da Organização Marítima Internacional (OMI) para reduzir as emissões no transporte marítimo. A pressão norte-americana resultou no adiamento da decisão sobre a implementação de um preço global de carbono para o setor.

A ausência dos EUA na conferência é vista por alguns analistas como um reflexo da estratégia política e econômica de Trump, que visa fortalecer a indústria de combustíveis fósseis e garantir autonomia nacional em políticas ambientais, evitando compromissos com metas e prazos estabelecidos em fóruns multilaterais.





FonteJovem Pan News

Últimas notícias

MENTE FORJADA

Evolua como pessoa, cresça como empreendedor e fortaleça sua presença no digital

© 2025 MarktBenn. All rights reserved.

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x

Review My Order

0

Subtotal