mente forjada (1)

Geadas podem afetar produção de 400 mil sacas de café em MG

No total, 67 produtores cooperados relatam perdas | Foto: Wirestock/Freepik

Produtores de café do cerrado mineiro estão preocupados. As recentes geadas que atingiram as plantações podem resultar em prejuízos para a safra de 2025 e 2026. Os dados estão disponíveis no relatório da Cooperativa dos Cafeicultores do Cerrado Ltda. (Expocacer), divulgado nesta quarta-feira, 20.

+ Leia mais notícias de Agronegócio em Oeste

De acordo com o levantamento, mais de mil hectares, o que representa 9% dos quase 13 mil hectares avaliados, sofreram impactos diretos das baixas temperaturas.

Impacto das geadas nas lavouras

No total, 67 produtores cooperados relatam perdas. As geadas, causadas por uma forte massa de ar polar, fizeram os termômetros chegarem a -2ºC em determinados locais.

No total, 67 produtores cooperados relatam perdas | Foto: Wirestock/Freepik

O frio provocou desde queda parcial na produtividade até danos graves em algumas lavouras. A estimativa é que pelo menos 412 mil sacas deixem de ser colhidas na próxima safra.

Período de “veranico”

Depois do frio intenso que resultou em geadas, alguns lugares ficaram sob alerta em razão da chegada de um fenômeno chamado “veranico”. É o caso, por exemplo, de São Paulo. De acordo com a Defesa Civil do Estado, o ciclone extratropical que se formou no Sul do Brasil nos últimos dias promete intensificar os ventos em todas as regiões paulistas.

O calor intenso que os paulistas enfrentam está relacionado com o ar seco, em conjunto com um bloqueio atmosférico. Segundo a previsão, essa mudança de temperatura pode durar de três a cinco dias. No período, o Estado de São Paulo vai experimentar temperaturas típicas de verão.

O post Geadas podem afetar produção de 400 mil sacas de café em MG apareceu primeiro em Revista Oeste.


Fonte: Revista Oeste

Veja também

© 2025 MarktBenn. All rights reserved.

Review My Order

0

Subtotal