mente forjada (1)

Fim do inverno será marcado por frentes frias a cada 5 dias

O Inmet afirma que haverá chuvas intensas de 30 a 60 mm/h ou de 50 a 100 mm/dia | Foto: Wirestock/Freepik

O período de transição entre o inverno e a primavera no Brasil terá grande variação no clima, com previsão de frentes frias sucessivas a cada cinco dias até 22 de setembro, quando ocorre o equinócio, encerrando oficialmente a estação mais fria às 15h19.

De acordo com informações da agência Nottus, o país enfrentará alternância acentuada entre calor e frio. O Sul será a região mais afetada, registrando chuvas volumosas e frequentes, já que frentes frias devem alcançar os Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná em intervalos de quatro a cinco dias.

O fim do inverno nas regiões do Brasil

No Sudeste e Centro-Oeste, a instabilidade tende a se intensificar principalmente depois da metade de setembro, depois do fim do inverno, com previsão de chuvas mais regulares em São Paulo, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso. Pancadas isoladas são previstas já nos primeiros dias do mês.

+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste

O Norte do Brasil continuará sob altas temperaturas, com destaque para o Tocantins. Apesar do calor, Estados como Acre, Rondônia, Amazonas, Roraima, Amapá e o norte do Pará já apresentam chuvas alternadas com períodos de sol.

Inmet prevê chuvas normais e calor acima da média em setembro

Região Sul vai ter preciptações acima do normal em setembro | Foto: Wirestock/Freepik

O Instituto Nacional de Meteorologia prevê que, em setembro de 2025, as chuvas fiquem dentro da média em boa parte do Brasil, mas com exceções. O Sul deve ter precipitação acima do normal, especialmente no centro do Rio Grande do Sul. No Norte, parte de Roraima, Pará, Acre, Rondônia e Amazonas terá déficit, enquanto o norte do Amazonas pode ter excesso.

No Nordeste, o cenário é estável, salvo o litoral da Bahia, que pode ficar abaixo da média. Já no Centro-Oeste e Sudeste, a previsão é de normalidade, com alguns pontos acima da média em São Paulo, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul, mas déficit no oeste do MS.

As temperaturas tendem a ficar mais altas que o normal em grande parte do país. Os maiores desvios são esperados no Pará, Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal e Minas Gerais.

Chuvas – setembro/2025

  • Sul: chuvas acima da média; centro do RS pode passar de 200 mm.
  • Norte: déficit de até 50 mm em várias áreas; norte do Amazonas com excesso acima de 160 mm.
  • Nordeste: volumes próximos da média; litoral da Bahia até 50 mm abaixo.
  • Centro-Oeste e Sudeste: padrão normal; algumas áreas de SP, sul de MG e sudeste do MS podem ter até 50 mm a mais; oeste do MS deve registrar menos chuva.

Temperaturas – setembro/2025

  • Pará, Mato Grosso, Distrito Federal, Goiás e Minas Gerais: até 1,5°C acima do normal, chegando a 27°C–30°C.
  • Nordeste: maioria entre 22°C e 27,5°C; pontos isolados entre 17°C e 20°C.
  • Sudeste: acima de 15°C, com picos no centro-oeste de MG.
  • Sul: Paraná até 0,6°C acima (12°C a 17°C); RS e SC abaixo de 12,5°C.
  • Centro-Oeste: geralmente acima de 22,5°C; no sul do MS, passando de 20°C.

O post Fim do inverno será marcado por frentes frias a cada 5 dias apareceu primeiro em Revista Oeste.



Fonte:Revista Oeste

Veja também

© 2025 MarktBenn. All rights reserved.

Review My Order

0

Subtotal