recuperado 33 mente forjada
recuperado 33 mente forjada

EUA negam envolvimento de Trump em remoção de fotos de arquivos sobre caso Epstein

Governo Trump se prepara para publicar arquivos de criminoso sexual Epstein


“Não tem nada a ver com o presidente Trump. Já foram publicadas dezenas de fotos do presidente Trump com o senhor Epstein”, disse o procurador-geral adjunto, Todd Blanche

Photo by HANDOUT / House Oversight Democrats / AFP
This undated photo from the personal collection of Jeffrey Epstein provided by the Democrats on the House Oversight Committee on December 12, 2025, shows US President Donald Trump (L), flanked by Epstein (C), talking to an unknown woman. Democratic lawmakers released a new cache of photos on Friday from the estate of convicted sex offender Jeffrey Epstein that includes images of US President Donald Trump and former president Bill Clinton, as well as former Trump advisor Steve Bannon, former Clinton treasury secretary Larry Summers, director Woody Allen and the ex-prince now known as Andrew Mountbatten-Windsor. (Photo by HANDOUT / House Oversight Democrats / AFP) / RESTRICTED TO EDITORIAL USE – MANDATORY CREDIT “AFP PHOTO / HOUSE OVERSIGHT COMMITTEE DEMOCRATS / HANDOUT / ” – NO MARKETING NO ADVERTISING CAMPAIGNS – DISTRIBUTED AS A SERVICE TO CLIENTS

O Departamento de Justiça dos Estados Unidos (DOJ) afirmou neste domingo que o presidente Donald Trump “não tem nada a ver” com a remoção de arquivos do caso do falecido financista acusado de tráfico sexual de menores Jeffrey Epstein — entre eles fotos do republicano — dos documentos desclassificados publicados pelo governo americano.

O mandatário não está envolvido na decisão de retirar mais de uma dezena de imagens em meio às milhares de páginas publicadas na última sexta sobre Epstein, assegurou o procurador-geral adjunto, Todd Blanche, que afirmou que a medida atendeu a pedidos de organizações de vítimas.

“Após publicarmos as fotografias, fomos informados de que existiam preocupações sobre (a identidade de) essas mulheres e o fato de termos publicado as fotos, por isso as retiramos. Não tem nada a ver com o presidente Trump. Já foram publicadas dezenas de fotos do presidente Trump com o senhor Epstein”, disse à emissora de TV “NBC”.

Blanche acrescentou que a “ideia de que se tenha retirado uma única foto porque nela aparecia o presidente Trump é absurda”.

Entre os documentos removidos ontem, incluía-se a imagem de uma escrivaninha com fotografias emolduradas de personalidades com Epstein — conhecido financista com acesso privilegiado a figuras-chave —, onde também era possível ver, em uma gaveta aberta, várias fotos de Trump com mulheres em trajes de banho, informou a “NBC”.

As demais imagens que teriam sido eliminadas incluem obras de arte sexualmente explícitas, fotografias de caixas de correio cheias de envelopes e uma página de um caderno com nomes e números.

A amizade entre Trump e Epstein tem sido motivo de questionamento, sobretudo por parte de opositores do presidente republicano, que assegura ter cortado relações com seu antigo amigo e aliado em 2004, antes de este ser acusado pela primeira vez de abuso e exploração sexual de menores.

Blanche acrescentou que, assim que as solicitações das vítimas forem atendidas, os arquivos serão republicados. Ele defendeu o trabalho do DOJ diante das críticas pela divulgação de dezenas de páginas com trechos censurados entre os arquivos, liberados em cumprimento a uma lei de transparência aprovada pelo Congresso e ratificada por Trump.

“Se precisarmos censurar rostos ou outras informações, o faremos e depois publicaremos novamente. Desta forma, estamos cumprindo a lei, que, aliás, é o que o presidente Trump tem nos pedido para fazer desde antes de ser eleito. Não há nada que ele tenha a esconder nos arquivos de Epstein”, declarou.

Blanche também advertiu que a razão pela qual o DOJ ainda analisa os documentos e espaçou sua divulgação, em vez de liberá-los de uma só vez na sexta-feira, como estava estipulado, é “simplesmente para proteger as vítimas”.

Vários senadores e congressistas, entre eles Dick Durbin, o democrata de maior escalão no Comitê Judiciário do Senado, afirmam que seu partido “investigará esta violação da lei e garantirá que o povo americano saiba o que aconteceu”.

*EFE

Últimas notícias

MENTE FORJADA

Evolua como pessoa, cresça como empreendedor e fortaleça sua presença no digital

© 2025 MarktBenn. All rights reserved.

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x

Review My Order

0

Subtotal