mente forjada (1)
mente forjada (1)

esquerda censurou as redes e a população reagiu com fúria

Ícone de Busca


Em chamas. Foi assim que o Nepal amanheceu nesta terça-feira (9), depois de dois dias de protestos intensos que deixaram 19 mortos, mais de 300 feridos e culminaram na renúncia do primeiro-ministro comunista K.P. Sharma Oli.

As manifestações, lideradas por jovens da chamada “Geração Z”, explodiram na semana passada, mas ainda contidas, após o governo marxista ordenar, na quinta-feira (4), o bloqueio de 26 redes sociais, incluindo Facebook, Instagram, WhatsApp e X, sob a justificativa de combater “fake news”. Tais plataformas, alvo de regulação no país, eram utilizadas pela população, principalmente os mais jovens, para organizar protestos contra a corrupção, o nepotismo político e realizar críticas contra medidas do governo.

A reação à decisão do governo comunista foi imediata: milhares de pessoas, especialmente jovens, tomaram as ruas da capital Katmandu e outras cidades, transformando o bloqueio digital em uma revolta nacional contra a corrupção, o autoritarismo e o nepotismo político.

Segundo a agência Associated Press (AP), a repressão violenta aos protestos com munição real só aumentou a indignação. Casas de ministros foram queimadas, a residência de Oli foi destruída e o Parlamento acabou invadido e incendiado por manifestantes.

Sede do governo e do Parlamento foi incendiada pelos manifestantes. (Foto: NARENDRA SHRESTHA/EFE/EPA)

“Os protestos sobre o bloqueio das redes sociais foram apenas um catalisador. A frustração com a forma como o país está sendo governado já vinha fervendo há muito tempo”, disse à AP Prateek Pradhan, editor do site independente Baahrakhari.

A decisão do governo de censurar as plataformas foi vista como ataque direto à liberdade de expressão. A Human Rights Watch (HRW) denunciou que policiais dispararam diretamente contra estudantes nas cidades de Katmandu e Itahari.

“O tiroteio mostra o desprezo chocante do governo pela vida de seus próprios cidadãos”, afirmou Meenakshi Ganguly, diretora adjunta da entidade para a Ásia. A ONG pede uma investigação imparcial sobre o uso da força letal contra os manifestantes.

O movimento, formado por jovens entre 15 e 28 anos, nasceu nas redes sociais com hashtags como #NepoBabies, em alusão à acusação de nepotismo contra políticos que favorecem familiares em cargos públicos. Segundo a AP, vídeos virais no TikTok mostrando o estilo de vida luxuoso dos filhos da elite política alinhada ao governo de esquerda ajudaram a inflamar a revolta em um país onde a renda per capita é de apenas US$ 1.400 anuais e o desemprego juvenil chega a 20%.

Diante da pressão popular, o governo recuou e suspendeu o bloqueio das redes nesta terça-feira. Mas a decisão não conteve a onda de violência. Deputados renunciaram em bloco e cinco ministros abandonaram o gabinete antes mesmo da queda de Oli. O Parlamento, já esvaziado, foi tomado por jovens em fúria que afirmaram que “a casa perdeu sua legitimidade”.

nepal protestosSede da Suprema Corte do Nepal incendiado por manifestantes. (Foto: NARENDRA SHRESTHA/EFE/EPA)

Para analistas, a crise lembra episódios recentes no sul da Ásia, como a fuga de Gotabaya Rajapaksa no Sri Lanka em 2022 e a queda de Sheikh Hasina em Bangladesh no ano passado. O denominador comum: governos autoritários, acusados de corrupção, que tentaram controlar a voz da população pela censura digital – e terminaram derrubados pela pressão das ruas.

“No Nepal, grande parte da população, especialmente os jovens que dominam demograficamente o país, simplesmente sente que o governo e a classe política em geral não se importam com sua situação”, disse Michael Kugelman, especialista em temas sobre o Sul da Ásia, ao The Washington Post.

“[As manifestações] parecem ter um propósito maior e espelham levantes liderados pela juventude no vizinho Bangladesh e no Sri Lanka que derrubaram ambos os governos”, disse Pradhan.



FonteGazeta do Povo

Últimas notícias

MENTE FORJADA

Evolua como pessoa, cresça como empreendedor e fortaleça sua presença no digital

© 2025 MarktBenn. All rights reserved.

Review My Order

0

Subtotal