mente forjada (1)

Entenda articulação do PCC com empresários para matar promotor em SP

Mais apreensões

Empresários ligados ao Primeiro Comando da Capital (PCC) foram alvo de uma operação do Ministério Público de São Paulo nesta sexta-feira, 29, depois de serem identificados como articuladores de um plano para assassinar o promotor de Justiça Amauri Silveira Filho. Ele integra o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) e participa da Operação Linha Vermelha.

+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste

Esta investigação marca a segunda vez em São Paulo que autoridades descobrem uma conspiração da alta cúpula do crime organizado para eliminar um promotor. O primeiro caso envolveu Lincoln Gakiya.

A ação recente ocorreu em Campinas e resultou no cumprimento de dois mandados de prisão e quatro de busca e apreensão. Agentes recolheram celulares e uma pistola calibre .380, possivelmente destinada ao crime.

Atuação dos suspeitos, logística do crime e ligações com o PCC

Mais apreensões | Foto: Divulgação/ PMSP

De acordo com as apurações, os suspeitos têm atuação nos ramos de transporte e comércio de veículos e teriam fornecido apoio logístico para a emboscada. A coordenação contou com o 1º Batalhão de Ações Especiais da Polícia Militar (Baep) e o Gaeco.

Segundo o MP, a ordem para o crime partiu de Sergio Luís de Freitas, conhecido como Mijão, integrante da Sintonia Final da Rua do PCC e foragido há mais de 19 anos na Bolívia.

Os investigados teriam financiado a compra de veículos, armas e a contratação de pessoas para executar a emboscada contra o promotor. O juiz Caio Ventosa Chaves, da 4ª Vara Criminal de Campinas, autorizou três prisões temporárias e quatro buscas, as quais equipes do Baep e do Ministério Público executaram.

Leia também: “A guerra do futuro”, reportagem de Fábio Bouéri publicada na Edição da Revista Oeste

O Ministério Público afirmou que um dos empresários investigados mantém relação direta com a liderança do PCC e buscou dificultar o trabalho das autoridades ao organizar o atentado. Dois deles, do setor automotivo e de transportes, acabaram presos. As investigações continuam para identificar outros envolvidos na tentativa de assassinato.

O post Entenda articulação do PCC com empresários para matar promotor em SP apareceu primeiro em Revista Oeste.



Fonte:Revista Oeste

Veja também

© 2025 MarktBenn. All rights reserved.

Review My Order

0

Subtotal