Objetivo da mudança é estabelecer claramente as competências que se espera que os formandos possuam ao final de seus cursos, além de medir quantos alunos conseguem atingir esses padrões estabelecidos
O Ministério da Educação (MEC) anunciou que, a partir de 2025, haverá um aumento na exigência das avaliações para os formandos de cursos como Direito e Administração, entre outros. As alterações no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) incluirão mais questões, além de temas específicos e critérios mínimos de desempenho a serem alcançados pelos alunos. As graduações que passarão por essa nova avaliação em 2025 abrangem diversas áreas. Entre elas, estão:
- Ciências Contábeis
- Ciências Econômicas
- Design
- Direito
- Jornalismo
- Psicologia
- Publicidade e Propaganda
- Relações Internacionais
Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!
Além disso, os cursos superiores tecnológicos também serão avaliados, incluindo:
- Design Gráfic
- Gestão Comercial
- Gestão de Recursos Humanos
- Gestão Financeira
- Gestão Pública
- Logística
- Marketing
- Processos Gerenciais
O objetivo dessas mudanças é estabelecer claramente as competências que se espera que os formandos possuam ao final de seus cursos, além de medir quantos alunos conseguem atingir esses padrões estabelecidos. É importante ressaltar que Administração e Direito são os cursos com o maior número de matrículas no Brasil, totalizando cerca de 1,3 milhão de estudantes. Com as novas diretrizes, as provas do Enade passarão a ser aplicadas anualmente para algumas áreas específicas, enquanto outras continuarão a ser avaliadas a cada três anos.
*Reportagem produzida com auxílio de IA
FonteJovem Pan News









