mente forjada (1)
mente forjada (1)

Desaprovação do governo Lula segue alta, aponta pesquisa

Ícone de Busca



A avaliação negativa do governo federal segue elevada e supera o nível de aprovação, indica pesquisa da Confederação Nacional do Transporte (CNT/MDA). Na edição divulgada nesta segunda-feira (8), a avaliação negativa é de 40%, enquanto 30,5% consideram a atuação do governo positiva. O índice negativo se mantém no mesmo patamar da pesquisa anterior, realizada em junho, e está ligeiramente abaixo do resultado de fevereiro (44%). A aprovação do desempenho pessoal do presidente Lula também segue em baixa.

O levantamento da CNT/MDA foi realizado por meio de entrevistas presenciais com 2.002 pessoas, entre os dias 3 e 6 de setembro, apresentando margem de erro de 2,2 pontos percentuais e nível de confiança de 95%. A amostra foi distribuída de forma proporcional ao tamanho do eleitorado em cada região, unidade da federação e porte dos municípios, com sorteio das localidades para garantir representatividade.

A aprovação do desempenho pessoal do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) também permanece no campo negativo: 49,3% desaprovam e 44% aprovam a conduta do chefe do Executivo federal. Embora a desaprovação continue superior, este é o melhor desempenho do presidente em 2024. Na pesquisa de fevereiro, a desaprovação atingiu 55%; em junho, 53%.

Apenas no Nordeste Lula possui mais aprovação (60%) do que desaprovação (32%). Na análise por religião declarada dos entrevistados, o petista enfrenta forte resistência entre evangélicos, com 62% de desaprovação e 32% de aprovação. Já entre católicos, Lula voltou a ter aprovação (50%) superior à desaprovação (44%), após perder apoio nas duas pesquisas anteriores.

Por que a Gazeta do Povo publica pesquisas eleitorais  

A Gazeta do Povo publica há anos todas as pesquisas de intenção de voto realizadas pelos principais institutos de opinião pública do país. As pesquisas de intenção de voto fazem uma leitura de momento, com base em amostras representativas da população.

Métodos de entrevistas, composição e número da amostra e até mesmo a forma como uma pergunta é feita são fatores que podem influenciar no resultado. Por isso é importante ficar atento às informações de metodologias, encontradas no fim das matérias da Gazeta do Povo sobre pesquisas eleitorais.

Pesquisas publicadas nas eleições de 2022, por exemplo, apontaram discrepâncias relevantes em relação ao resultado apresentado na urna. Feitos esses apontamentos, a Gazeta do Povo considera que as pesquisas eleitorais, longe de serem uma previsão do resultado das eleições, são uma ferramenta de informação à disposição do leitor, já que os resultados divulgados têm potencial de influenciar decisões de partidos, de lideranças políticas e até mesmo os humores do mercado financeiro.



FonteGazeta do Povo

Últimas notícias

MENTE FORJADA

Evolua como pessoa, cresça como empreendedor e fortaleça sua presença no digital

© 2025 MarktBenn. All rights reserved.

Review My Order

0

Subtotal