Os deputados Lindbergh Farias (PT-RJ) e Pedro Campos (PSB-PE) protocolaram, na segunda-feira (8), uma notícia-crime na Polícia Federal (PF) para investigar o uso de uma bandeira dos Estados Unidos, durante as manifestações de 7 de setembro na Avenida Paulista, em São Paulo.
“Não se trata de mera coincidência: a bandeira exibida no ato bolsonarista é praticamente idêntica à usada dois dias antes em evento da NFL em São Paulo. Indício de apoio logístico e/ou financeiro externo, bem como de submissão a governo estrangeiro — práticas vedadas pela Constituição e que atentam contra nossa soberania”, declarou Lindbergh.
Pedro Campos e Lindbergh Farias alegam que a presença da bandeira norte-americana em manifestação não é um ato desprovido de significado, mas integraria uma articulação mais ampla de setores da direita brasileira com interesses estrangeiros. “Não aceitaremos que a celebração da nossa independência seja sequestrada para encenar submissão e conspiração contra a democracia”, sustentou o líder petista.
No pedido à PF, os deputados requisitam perícia das imagens que mostram a bandeira nos dois eventos – 7 de setembro e da NFL, identificação de origem, custódia e transporte do objeto, além da oitiva de representantes da NFL Brasil e dos organizadores do ato. Também solicitam investigação sobre possível financiamento ou apoio logístico de origem externa.
Caso haja indícios de envolvimento de pessoas com foro privilegiado, os parlamentares pedem o encaminhamento dos autos à Procuradoria-Geral da República para providências no Supremo Tribunal Federal. A Gazeta do Povo procurou a NFL, no Brasil, sobre a manifestação dos deputados, mas ainda não obteve resposta.
FonteGazeta do Povo