mente forjada (1)

Deputado do PSOL convoca audiência sobre “discos voadores”

Ícone de Busca



O deputado federal Chico Alencar (PSOL-RJ) requereu uma audiência pública na Câmara dos Deputados para falar sobre “discos voadores” e outros “objetos voadores”. Sob o pretexto dos impactos na soberania nacional, Alencar diz que o objetivo é debater a sua relação entre ufologia e a aplicação da Lei de Acesso à Informação (LAI).

O pedido do deputado foi aprovado na Comissão de Legislação Participativa e deve acontecer no dia 16 de setembro, às 10h.

Na justificativa formal do requerimento, o deputado do Psol enfatiza que o debate não enfoca extraterrestres, mas sim a importância de compreender fenômenos classificados como “objetos voadores não identificados” (OVNIs), sem pressupor sua origem alienígena.

A ufologia é o estudo de fenômenos aéreos não identificados, dentre os quais os mais conhecidos são os chamados discos voadores, buscando compreender avistamentos e relatos de objetos que não têm explicação imediata. Trata-se de uma disciplina que investiga relatos e evidências de OVNIs, sem assumir, necessariamente, que esses fenômenos tenham origem extraterrestre.

O parlamentar se inspirou em uma audiência semelhante conduzida pelo Congresso dos Estados Unidos em julho de 2023, que abordou relatos de militares sobre avistamentos aéreos e seus possíveis impactos na segurança nacional, no meio ambiente e no transporte aéreo.

Alencar também cita os relatórios do Sistema de Investigação de Objetos Aéreos Não Identificados (SIOANI) que operou entre 1969 e 1972 sob a égide da Força Aérea Brasileira (FAB), e cujos documentos foram disponibilizados pelo Arquivo Nacional.

VEJA TAMBÉM:

  • Michelle Bolsonaro compara julgamento no STF a “julgamentos de Moscou” e convoca para 7 de setembro
  • “Colocaram cinco ‘argentinos’ para julgar Pelé”, diz Nikolas Ferreira sobre julgamento de Bolsonaro no STF



FonteGazeta do Povo

Veja também

© 2025 MarktBenn. All rights reserved.

Review My Order

0

Subtotal