recuperado 33 mente forjada
recuperado 33 mente forjada

Cidade em Goiás tem ‘poço sem fundo’ que intriga mergulhadores

Água cristalina no poço 'sem fundo'

Entre os atrativos naturais mais enigmáticos do Brasil, o Poço da Camisa, em Divinópolis de Goiás, destaca-se pela coloração azul-turquesa de suas águas e pelo fato de seu fundo jamais ter sido alcançado, segundo especialistas. Localizado no complexo de Terra Ronca, o poço está envolto em lendas que reforçam sua aura de mistério.

+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste

O nome do local é alvo de especulações, já que não há a confirmação de uma explicação oficial. Uma das histórias mais conhecidas relata que um viajante desapareceu na região, o qual deixou para trás apenas uma camisa pendurada em um galho. Essa incerteza alimenta a curiosidade dos visitantes.

Exploração científica e turística no Poço da Camisa

Água cristalina no poço ‘sem fundo’ | Foto: Divulgação/Agência Peregrino Aventura

Relatos de espeleólogos (profissional que estuda cavernas e grutas) e mergulhadores sugerem que, até hoje, ninguém conseguiu atingir o fundo do Poço da Camisa. A dificuldade de acesso e a beleza do cenário subterrâneo intensificam o fascínio pelo local, que se tornou alvo de diversas expedições científicas e turísticas.

Uma imagem registrada pelo espeleólogo e fotógrafo de natureza subterrânea Alexandre Lobo obteve menção honrosa no Festival Internacional de Fotografia Brasília Photo Show 2024. Isso ampliou a notoriedade do poço entre apreciadores de turismo de aventura e fotografia.

O acesso ao poço ocorre por meio de agências especializadas, já que ele está situado em uma fazenda particular. A Agência Peregrino Aventura informa que o trajeto envolve 14 km de percurso até a entrada, seguidos de uma caminhada de 1 km até a borda, onde é obrigatório realizar um treinamento de ascensão em corda no dia anterior à visita.

Para chegar ao interior do poço, os visitantes fazem um rapel de 45 metros, além de flutuação nas águas e registro fotográfico antes da subida de volta. Conforme a agência, mergulhadores já chegaram a mais de 50 metros de profundidade, sem localizar o fundo da caverna.

Leia também: “COP30 ou um ataque ao agro?”, artigo de Antonio Cabrera publicado na Edição 287 da Revista Oeste

O complexo de Terra Ronca, onde o Poço da Camisa está inserido, fica a cerca de 600 km de Goiânia, entre os municípios de São Domingos e Guarani de Goiás. Segundo a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, o parque é um dos maiores conjuntos de cavernas da América do Sul.

O post Cidade em Goiás tem ‘poço sem fundo’ que intriga mergulhadores apareceu primeiro em Revista Oeste.



Fonte:Revista Oeste

Últimas notícias

MENTE FORJADA

Evolua como pessoa, cresça como empreendedor e fortaleça sua presença no digital

© 2025 MarktBenn. All rights reserved.

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x

Review My Order

0

Subtotal