recuperado 33 mente forjada
recuperado 33 mente forjada

Câmara debate fim da escala 6×1 com presença de Alckmin e Luiz Marinho

Câmara debate fim da escala 6×1 com presença de Alckmin e Luiz Marinho


Reunião, que ocorrerá na tarde desta segunda-feira (10), também contará com a participação de representantes de centrais sindicais, como a CUT e a UGT; proposta visa alterar a jornada de trabalho para 5×2 ou 4×3

Kayo Magalhães / Câmara dos Deputados
Reunião foi proposta pelos deputados Luiz Gastão (PSD-CE; foto), relator da subcomissão que analisa o tema, e Luiz Carlos Motta (PL-SP)

Comissão de Trabalho da Câmara dos Deputados realiza nesta segunda-feira (10), às 14h, um debate sobre a proposta que prevê o fim da escala de trabalho 6×1. O encontro, que acontecerá no Auditório Nereu Ramos, contará com a presença de autoridades, incluindo o presidente da Câmara, Hugo Motta, o vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Geraldo Alckmin, e o ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho.

A reunião foi proposta pelos deputados Luiz Gastão (PSD-CE), relator da subcomissão que analisa o tema, e Luiz Carlos Motta (PL-SP), que se manifestou favorável à revisão da jornada. A discussão também contará com a participação de representantes de centrais sindicais, como a Central Única dos Trabalhadores (CUT) e a União Geral dos Trabalhadores (UGT), além de pesquisadores e representantes de diversas categorias de trabalhadores.

O debate em torno do fim da escala 6×1 ganhou força nas redes sociais, impulsionado pelo movimento “Vida Além do Trabalho”, que já coletou mais de 1,5 milhão de assinaturas em apoio à causa. A principal reivindicação é a redução da jornada semanal de 44 para 40 horas, com a implementação de novos formatos, como a escala 5×2 (cinco dias de trabalho por dois de descanso) ou a 4×3 (quatro dias de trabalho por três de descanso).

cta_logo_jp

Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

Segundo apuração da Jovem Pan News, o governo federal está engajado na discussão e avalia a melhor forma de tramitação da proposta, que poderia ser viabilizada por meio de um projeto de lei com tramitação mais rápida, em vez de uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC). A expectativa é que a medida avance no Congresso Nacional com o apoio do Executivo, embora o cronograma ainda dependa das negociações políticas e da priorização de outras pautas, como os projetos de segurança pública.

*Com informações de Rany Veloso

*Reportagem produzida com auxílio de IA





FonteJovem Pan News

Últimas notícias

MENTE FORJADA

Evolua como pessoa, cresça como empreendedor e fortaleça sua presença no digital

© 2025 MarktBenn. All rights reserved.

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x

Review My Order

0

Subtotal