A definição do candidato do Partido Liberal (PL) à Presidência da República em 2026 caberá ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), segundo informou o presidente da sigla, Valdemar Costa Neto. De acordo com Valdemar, qualquer indicação feita por Bolsonaro, tanto para presidente quanto para vice-presidente, será acatada integralmente pela direção do partido.
A declaração foi dada em entrevista à CNN Brasil, nesta quinta-feira (11), enquanto Valdemar Costa Neto demonstrava otimismo sobre a possibilidade do próprio ex-presidente liderar a chapa, mesmo diante da situação de inelegibilidade de Bolsonaro, que vigora até 2030. O líder do PL reforçou que a determinação do nome que representará o partido ficará a cargo exclusivo do ex-mandatário.
Valdemar disse que o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), manifestou interesse em se filiar ao PL caso seja escolhido por Jair Bolsonaro para disputar a Presidência. “Foi ele (Tarcísio) que falou para mim que viria para o PL, se for candidato à presidência da República. Será muito bem-vindo, mas quem decide isso é o presidente Bolsonaro. Bolsonaro que vai decidir quem será nosso presidente e o candidato a vice-presidente. Quem ele apontar, será bem recebido pelo partido”.
Valdemar também comentou a situação do ex-presidente, em prisão domiciliar por determinação do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). “Ele (Bolsonaro) estava bem, mas tem passado momentos difíceis. É tanta injustiça. Não há pessoa que resista ao que ele está passando”, comentou.
FonteGazeta do Povo









