Um grave acidente entre dois ônibus deixou quatro mortos e ao menos 31 feridos na tarde desta sexta-feira, 5, no km 779 da BR-040, no bairro Distrito Industrial, em Juiz de Fora (MG). Segundo o Corpo de Bombeiros, a colisão ocorreu por volta das 14h30 na pista sentido Rio de Janeiro, na altura da saída da cidade.
+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste
As vítimas que morreram estavam todas no coletivo urbano da linha 743 (Toledos), que tombou na pista depois de ser atingido na traseira por um ônibus da Viação Cometa, que fazia o trajeto de Belo Horizonte ao Rio de Janeiro. Uma delas era uma criança de três anos. As idades das demais não foram divulgadas.
Segundo o Consórcio Via JF, responsável pelo transporte coletivo local, o ônibus da linha 743 estava parado em um ponto, onde efetuava embarque e desembarque, quando foi atingido com força. O impacto projetou passageiros para fora do veículo. O motorista do ônibus interestadual estava em estado de choque.
Vítimas foram socorridas para diferentes hospitais
A colisão mobilizou dezenas de equipes de socorro. Participaram do atendimento ao acidente o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), o Corpo de Bombeiros, a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a concessionária Concer, que administra o trecho, e empresas particulares.
As equipes registraram 31 feridos, sendo ao menos dez em estado grave. 13 vítimas foram identificadas individualmente no relatório do Samu. Entre elas estão uma mulher de 20 anos com traumatismo craniano, um homem de 41 anos com suspeita de fratura na base do crânio, uma jovem de 18 anos com hemiplegia, e uma criança de dois anos com corte no couro cabeludo. Também foi registrado o caso de uma menina de cinco anos com fratura fechada de fêmur e sangramento no rosto.
Os feridos foram encaminhados para o Hospital de Pronto-Socorro (HPS), Hospital e Maternidade Therezinha de Jesus, Santa Casa e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) da cidade.
HPS opera com restrição depois de acidente entre ônibus
Por causa do alto número de feridos graves, a Secretaria de Saúde de Juiz de Fora restringiu o atendimento no HPS exclusivamente para casos de urgência. Pacientes com casos clínicos devem procurar as UPAs e UBSs.
A Prefeitura de Juiz de Fora informou, em nota oficial, que equipes das secretarias de Saúde, Mobilidade Urbana, Segurança e Assistência Social estão mobilizadas para oferecer suporte às vítimas e familiares. “Nesse momento de dor, a Prefeitura lamenta a fatalidade e presta solidariedade às famílias das vítimas”, destacou a nota.
A prefeita Margarida Salomão também se pronunciou: “Essa fatalidade fere o coração de todos os juiz-foranos e juiz-foranas”, declarou. “Toda a Prefeitura de Juiz de Fora está mobilizada para oferecer socorro imediato às vítimas e prestar o devido apoio e acolhimento às famílias neste momento de dor.”
O Consórcio Via JF afirmou que colabora com as autoridades na apuração das causas do acidente. Já a Viação Cometa lamentou o ocorrido e declarou, por meio de nota, que oferece suporte necessário às vítimas e permanece à disposição para esclarecimentos.
Trânsito parcialmente liberado no final da tarde
A BR-040 foi totalmente interditada no sentido Rio de Janeiro depois do acidente. O tráfego foi desviado para a saída 778, no bairro Distrito Industrial. O fluxo no sentido Belo Horizonte continuou normal. No fim da tarde, a pista foi parcialmente liberada.
Ainda não há informações conclusivas sobre a dinâmica do acidente, e a perícia será conduzida pelas autoridades competentes. A concessionária Concer, responsável pelo trecho, confirmou que um dos ônibus tombou e que as causas da colisão seguem sob investigação.
Leia também: “Festival de terror”, artigo de Miriam Sanger publicado na Edição 237 da Revista Oeste
O post Acidente com ônibus deixa mortos e mais de 30 feridos em Juiz de Fora (MG) apareceu primeiro em Revista Oeste.
Fonte:Revista Oeste