mente forjada (1)
mente forjada (1)

Maioria das bolsas europeias recua em dia de reunião Trump-Zelensky

Ícone de sino para notificações

A maior parte dos principais índices das bolsas de valores da Europa fechou em queda nesta segunda-feira (18/8), no primeiro pregão da semana, no qual as atenções dos investidores se voltaram ao encontro entre os presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e da Ucrânia, Volodymyr Zelensky.

Nesta segunda, com agenda econômica mais esvaziada, os investidores repercutem a reunião entre os dois líderes na Casa Branca, em Washington.

Na última sexta-feira (15/8), Trump recebeu o presidente da Rússia, Vladimir Putin, no Alaska (EUA). A conversa terminou sem o esperado anúncio de um cessar-fogo na guerra que já dura mais de três anos.


O que aconteceu

  • O índice Stoxx 600, que reúne ações de 600 empresas europeias listadas em bolsas, fechou em leve alta de 0,08%, aos 554 pontos, praticamente estável.
  • Na Bolsa de Frankfurt, na Alemanha, o índice DAX recuou 0,18%, aos 24,3 mil pontos
  • Em Madri, o Ibex 35 fechou em queda de 0,17%, aos 15,2 mil pontos.
  • Na Bolsa de Paris, o índice CAC 40 recuou 0,5%, aos 7,8 mil pontos.
  • Por outro lado, na Bolsa de Londres, o índice FTSE 100 registrou ganhos de 0,21%, aos 9,1 mil pontos.

Trump e Zelensky frente a frente

A nova ida de Zelensky aos EUA aconteceu dias após o encontro entre Trump e Vladimir Putin, no Alasca. Apesar das expectativas iniciais, os dois saíram da reunião falando em diálogo, mas sem um acordo de cessar-fogo para o conflito que se arrasta por mais de três anos. Mesmo com as conversas entre Trump e Putin e as três rodadas de negociações diretas entre Rússia e Ucrânia, o fim do conflito parece distante.

A Rússia impôs uma série de condições para um cessar-fogo e o fim definitivo da guerra. Entre elas, que a Ucrânia ceda territórios perdidos desde 2022 e se afaste da influência da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan).

Os pedidos, contudo, são vistos como inaceitáveis pelo presidente ucraniano e por lideranças europeias. Antes da viagem aos EUA, Von der Leyen declarou que a União Europeia (UE) busca uma paz que respeite a “integridade territorial” da Ucrânia.

No último encontro entre Trump e Zelensky, os dois líderes protagonizaram um bate-boca no Salão Oval da Casa Branca. Na época, o presidente ucraniano reclamou de posicionamentos do mandatário norte-americano e das sinalizações positivas enviadas à Putin.

Nesta segunda, Trump afirmou acreditar que há uma “chance razoável” de a guerra entre Rússia e Ucrânia terminar caso seja realizada uma reunião trilateral com Vladimir Putin. “Acho que, se tudo correr bem hoje, teremos uma trilateração, e acho que haverá uma chance razoável de acabar com a guerra quando fizermos isso”, disse Trump a jornalistas, ao lado de Zelensky, no Salão Oval.

Trump reforçou o tom de otimismo, declarando que o objetivo das conversas em Washington é alcançar um acordo definitivo. “Teremos uma paz duradoura”, previu. Quando questionado sobre a exigência de Putin de eliminar as chamadas “causas profundas” do conflito, Trump voltou a dizer que a guerra terá fim.

“A guerra vai acabar quando acabar. Não posso dizer quando, mas a guerra vai acabar, e este senhor [Zelensky] quer que ela acabe, e Vladimir Putin quer que ela acabe. Acho que o mundo inteiro está cansado disso e vamos acabar com isso”, afirmou Trump.

Zelensky, por sua vez, respondeu que a Ucrânia busca uma paz justa após mais de três anos de guerra e ressaltou que a invasão russa não pode ser esquecida.

“Precisamos parar esta guerra, parar a Rússia. E precisamos do apoio dos nossos parceiros americanos e europeus”, disse Zelensky, ao comentar os ataques russos diários em território ucraniano.

“Apoiamos a ideia dos EUA e, pessoalmente, do presidente Trump, de parar esta guerra, de criar uma forma diplomática de terminar esta guerra”, concluiu.

FonteMetrópoles

Últimas notícias

MENTE FORJADA

Evolua como pessoa, cresça como empreendedor e fortaleça sua presença no digital

© 2025 MarktBenn. All rights reserved.

Review My Order

0

Subtotal