recuperado 33 mente forjada
recuperado 33 mente forjada

Israel anuncia morte de chefe de produção de armas do Hamas

Israel anuncia morte de chefe de produção de armas do Hamas


Segundo a IDF, Raed Saad é um dos principais arquitetos dos ataques de 7 de outubro

Reprodução/X/@IDF

As Forças de Defesa de Israel (IDF) confirmaram, neste sábado (13), em comunicado no X, a morte de Raed Saad, identificado como chefe do quartel-general de produção de armas do Hamas e um dos principais arquitetos dos ataques de 7 de outubro. “Sa’ad era um dos últimos militantes veteranos de alto escalão remanescentes na Faixa de Gaza e um associado próximo de Marwan Issa, o vice-chefe do braço militar do Hamas”, diz o comunicado. “Ele ocupou vários cargos de liderança e era uma figura central na cúpula militar da organização”, acrescentou.

A operação, realizada na Cidade de Gaza, teve como alvo um veículo que transportava o comandante. Em declaração conjunta, o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu e o ministro da Defesa Israel Katz afirmaram ter ordenado a ação em resposta a um atentado com dispositivo explosivo contra o Exército ocorrido mais cedo.

cta_logo_jp

Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

De acordo com a IDA, Raed Saad, “foi responsável pela morte de muitos soldados por meio de dispositivos explosivos fabricados pelas unidades de produção de armas do Hamas durante a guerra”, e nos últimos meses “desempenhou um papel de liderança no braço militar do Hamas, incluindo envolvimento direto na violação do acordo de cessar-fogo”.

Em seu canal no Telegram, o Hamas classificou o ataque como um “crime” que alvejou um “carro civil” a oeste da cidade de Gaza. O grupo afirmou que a ação confirma que Israel busca deliberadamente “minar e frustrar o acordo de cessar-fogo por meio da escalada de suas contínuas violações”.

O movimento palestino responsabilizou o que chamou de “governo de ocupação fascista” pelas consequências do ataque e pelas violações sistemáticas do acordo, citando ataques contra líderes e ativistas, além da manutenção do cerco e do bloqueio à ajuda humanitária. O Hamas exigiu ainda que os mediadores e os países garantidores do acordo assumam suas responsabilidades e ajam rapidamente para conter as ações de Israel.

 

Últimas notícias

MENTE FORJADA

Evolua como pessoa, cresça como empreendedor e fortaleça sua presença no digital

© 2025 MarktBenn. All rights reserved.

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x

Review My Order

0

Subtotal