recuperado 33 mente forjada
recuperado 33 mente forjada

EUA anunciam ajuda humanitária milionária para ajudar moradores de Cuba atingidos pelo Furacão Melissa

EUA anunciam ajuda humanitária milionária para ajudar moradores de Cuba atingidos pelo Furacão Melissa


Auxílio vai ser de três milhões de dólares (R$ 16 milhões); governo cubano, que evacuou preventivamente mais de 700.000 pessoas, até o momento não reportou vítimas

YAMIL LAGE / AFP

Moradores descansam em meio aos escombros de uma casa danificada após a passagem do furacão Melissa na vila de Boca de Dos Rios, província de Santiago de Cuba, Cuba

Os Estados Unidos anunciaram, neste domingo (2), uma ajuda humanitária de três milhões de dólares (R$ 16 milhões) para os cubanos afetados pelo furacão Melissa, que devastou várias províncias do leste da ilha. “Os Estados Unidos estão coordenando com a Igreja Católica a distribuição de três milhões de dólares em ajuda humanitária diretamente às pessoas do leste de Cuba mais afetadas pela devastação do furacão Melissa”, anunciou no X o Escritório de Assuntos do Hemisfério Ocidental do governo americano. Na sexta-feira, o governo dos Estados Unidos, que mantêm um embargo econômico contra Cuba há mais de seis décadas, declarou que “apoia o corajoso povo cubano”.

Melissa, que no começo desta semana devastou regiões inteiras da Jamaica, impactou o leste de Cuba e causou inundações no Haiti, deixou cerca de 60 mortos no Caribe. O governo cubano, que evacuou preventivamente mais de 700.000 pessoas, até o momento não reportou vítimas. No entanto, várias províncias do leste sofreram danos consideráveis, como desabamentos de casas, cortes de energia elétrica e devastação de colheitas.

cta_logo_jp

Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

No final de 2021, Washington voltou a incluir Cuba em sua lista de “patrocinadores do terrorismo”, o que levou a um endurecimento do embargo. O ex-presidente americano Joe Biden retirou a ilha da lista uma semana antes de deixar a Casa Branca, mas seu sucessor, Donald Trump, rapidamente restaurou a medida. No passado, a Igreja Católica atuou frequentemente como mediadora entre os dois adversários ideológicos.

No restante do Caribe, os Estados Unidos mobilizaram equipes de ajuda humanitária em República Dominicana, Jamaica, Bahamas e Haiti. O secretário de Estado americano, Marco Rubio, declarou na sexta-feira que Cuba estava incluída na iniciativa americana. Venezuela e México já enviaram ajuda a Cuba, além das agências da ONU.

*Com informações da AFP





FonteJovem Pan News

Últimas notícias

MENTE FORJADA

Evolua como pessoa, cresça como empreendedor e fortaleça sua presença no digital

© 2025 MarktBenn. All rights reserved.

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x

Review My Order

0

Subtotal