recuperado 33 mente forjada
recuperado 33 mente forjada

Com os 70 corpos colocados em praça pública, número de mortos na Operação passa de 130

Com os 70 corpos colocados em praça pública, número de mortos na Operação passa de 130


Cena de guerra choca o Rio de Janeiro no dia seguinte à operação policial mais letal da história do estado; número de vítimas pode ser ainda maior do que o divulgado oficialmente

JOSE LUCENA/THENEWS2/ESTADÃO CONTEÚDO

Moradores da comunidade transportam dezenas de corpos para a Praça São Lucas

O saldo da operação policial mais letal da história do Rio de Janeiro pode ser drasticamente maior do que o anunciado. Após o governo estadual confirmar 64 mortes na ação de terça-feira (28), moradores do Complexo da Penha passaram a madrugada e a manhã desta quarta-feira (29) recolhendo dezenas de outros corpos em uma área de mata, elevando a contagem total da tragédia para mais de 130 vítimas.

Durante a noite, cerca de 70 corpos foram encontrados na região da Serra da Misericórdia, onde ocorreram os confrontos mais intensos, e levados pelos próprios moradores em caminhonetes para a Praça São Lucas, no centro da comunidade. A cena, descrita como brutal e chocante, transformou o local em um velório a céu aberto, com dezenas de corpos enfileirados e cobertos por lonas e lençóis, enquanto familiares tentavam fazer o difícil reconhecimento.

Moradores da comunidade transportam dezenas de corpos para a Praça São Lucas, um dia após a região ter sido palco da operação policial mais letal já registrada no estado

Moradores da comunidade transportam dezenas de corpos para a Praça São Lucas

Ainda não há uma confirmação oficial se essas vítimas já estavam incluídas no balanço inicial da “Operação Contenção”, que registrou 60 suspeitos e quatro policiais mortos. O secretário da Polícia Militar, coronel Marcelo de Menezes Nogueira, afirmou que a corporação vai investigar a situação. No entanto, lideranças comunitárias e ativistas que acompanham o caso afirmam que os corpos encontrados na mata não faziam parte da contagem oficial, o que, se confirmado, praticamente dobraria o número de mortos.

A pedido dos familiares, os corpos foram exibidos à imprensa antes de serem cobertos, como forma de denúncia e para registrar a violência da ação policial. Ativistas que atuam na região classificaram o episódio como “o maior massacre da história do Rio de Janeiro”.

cta_logo_jp

Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

A megaoperação, deflagrada para cumprir mandados de prisão contra integrantes de uma facção criminosa nos complexos da Penha e do Alemão, mobilizou cerca de 2.500 agentes e resultou em 81 prisões e na apreensão de 72 fuzis. A ação mergulhou a cidade em um cenário de caos, com vias interditadas e transportes públicos impactados. O presidente Lula convocou uma reunião de emergência para discutir a crise de segurança no Rio.

Últimas notícias

MENTE FORJADA

Evolua como pessoa, cresça como empreendedor e fortaleça sua presença no digital

© 2025 MarktBenn. All rights reserved.

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x

Review My Order

0

Subtotal