recuperado 33 mente forjada
recuperado 33 mente forjada

Fed anuncia corte de 0,25% nas taxas de juros nos EUA

Fed anuncia corte de 0,25% nas taxas de juros nos EUA


Federal Reserve também anuncia o encerramento da redução de seu balanço patrimonial, no próximo dia 1º de dezembro; esse processo é conhecido como ajuste quantitativo

Valter Campanato/Agência Brasil
Fed anuncia que reduzirá as taxas de juros da economia dos Estados Unidos em 0,25%

O Federal Reserve (Fed, banco central americano) anunciou nesta quarta-feira (29) que reduzirá as taxas de juros da economia dos Estados Unidos em 0,25%, deixando-as entre 4% e 3,75%, diante do aumento dos “riscos de queda no emprego nos últimos meses”. Em comunicado emitido pelo Comitê Federal de Mercado Aberto (FOMC) do Fed ao final de sua reunião de política monetária de dois dias, o órgão afirmou que “a incerteza sobre as perspectivas econômicas continua elevada”.

O Fed, que já havia realizado um corte semelhante nas taxas na reunião de setembro, também anunciou que encerrará a redução de seu balanço patrimonial, processo conhecido como ajuste quantitativo, no próximo dia 1º de dezembro, intensificando ainda mais a flexibilização monetária.

O FOMC indicou que continua atento aos riscos que afetam ambos os lados de seu duplo mandato – pleno emprego e inflação em torno de 2% – e que considera “que os riscos de queda para o emprego aumentaram nos últimos meses”.

Ao atual arrefecimento do emprego nos EUA junta-se uma inflação que em setembro atingiu 3% no período interanual, um nível longe dos picos pós-pandemia de covid-19, mas que, em parte devido aos efeitos das tarifas do governo de Donald Trump, se mantém acima do nível desejado pelo Fed.

A decisão está em linha com o previsto pela maioria dos analistas, que esperavam um corte de 0,25% na taxa de referência, mesmo diante da atual falta de dados macroeconômicos publicados nos EUA devido ao fechamento do governo federal, em que a maior economia mundial está mergulhada desde 1º de outubro.

Como já havia ocorrido na reunião de setembro, Stephen Miran, governador do Fed recém-nomeado por Trump com o objetivo de impulsionar uma maior flexibilização monetária, voltou a votar contra a decisão aprovada por 10 dos 12 membros com direito a voto do FOMC e afirmou que preferia um corte de meio ponto nas taxas.

cta_logo_jp

Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

Muitos economistas, assim como a maioria dos membros do FOMC, de acordo com o último resumo das projeções do Fed, acreditam que o nível adequado para o preço do dinheiro até o final do ano estaria em uma faixa entre 3,5% e 3,75%, por isso muitos prevêem que, em sua última reunião do ano, em dezembro, o Fed voltará a cortar a taxa em mais 0,25%. No entanto, a persistente paralisação do governo federal e a consequente falta de indicadores para avaliar a saúde da maior economia mundial despertam certas dúvidas sobre outro possível corte em dezembro.

*Com informações da EFE
Publicado por Nícolas Robert





FonteJovem Pan News

Últimas notícias

MENTE FORJADA

Evolua como pessoa, cresça como empreendedor e fortaleça sua presença no digital

© 2025 MarktBenn. All rights reserved.

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x

Review My Order

0

Subtotal