Presidente dos EUA afirma que só retomará conversa com Moscou se houver avanço concreto para encerrar a guerra na Ucrânia
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou neste sábado (25) que só considerará marcar uma nova reunião com o presidente da Rússia, Vladimir Putin, caso tenha garantias de que há possibilidade real de avanço para um acordo que encerre a guerra na Ucrânia. “Eu preciso saber que vamos chegar a um acordo. Não vou perder meu tempo”, disse Trump a jornalistas a bordo do Air Force One, durante viagem para compromissos na Ásia. “Sempre tive uma ótima relação com Vladimir Putin, mas isso tem sido muito decepcionante”, afirmou.
A reunião anterior entre os dois líderes havia sido cancelada. Segundo Trump, a continuidade do conflito e a falta de sinais de disposição para negociar por parte de Moscou impedem, por ora, qualquer retomada do diálogo. O presidente americano também afirmou que a rivalidade entre o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, e Putin tornou a situação ainda mais difícil. “Há um ódio tremendo entre os dois”, disse.
Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!
Durante o mesmo trajeto, Trump declarou acreditar ser possível fechar um “acordo abrangente” com a China para encerrar a guerra comercial entre os dois países. Ele se disse otimista em relação às negociações com o presidente chinês, Xi Jinping. Trump segue viagem para Kuala Lumpur, na Malásia, onde participará da cúpula da Associação das Nações do Sudeste Asiático (Asean) neste domingo (26).
Publicada por Felipe Dantas
*Reportagem produzida com auxílio de IA
FonteJovem Pan News









