recuperado 33 mente forjada
recuperado 33 mente forjada

Após aceno de Trump, Lula diz que tarifaço ‘vai ter solução’

Após aceno de Trump, Lula diz que tarifaço ‘vai ter solução’


Os dois presidentes devem se encontrar neste domingo, durante a cúpula da Associação das Nações do Sudeste Asiático, na Malásia; americano declarou que pode rever as tarifas ‘sob as circunstâncias certas’

Ricardo Stuckert/PR
Lula está na Malásia para a Associação das Nações do Sudeste Asiático

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou neste sábado (25), na Malásia, que está confiante em encontrar uma solução para o impasse com os Estados Unidos em torno do aumento de tarifas sobre produtos brasileiros. Lula e o presidente americano, Donald Trump, devem se reunir no domingo (26), durante a cúpula da Associação das Nações do Sudeste Asiático (Asean).

A reunião ocorre após Washington impor, em agosto, uma sobretaxa de 50% sobre exportações brasileiras. O governo americano justificou a medida com argumentos econômicos e políticos, incluindo críticas ao processo judicial envolvendo o ex-presidente Jair Bolsonaro e a atuação do ministro Alexandre de Moraes, do STF — que também foi alvo de sanções.

Questionado sobre possíveis condições exigidas para a negociação, Lula disse que não há imposições de nenhum dos lados. “Vamos colocar na mesa os problemas e tentar encontrar uma solução. Pode ficar certo que vai ter uma solução”, afirmou o presidente, após encontro com autoridades locais em Putrajaya.

Mais cedo, Trump declarou a jornalistas que pode rever as tarifas “sob as circunstâncias certas”. Ele também confirmou a intenção de se encontrar com Lula. Este será o primeiro encontro presencial entre os dois desde a aplicação do tarifaço e desde que Trump assumiu a presidência. Ao longo da última semana, diplomatas brasileiros e americanos discutiram prioridades para uma possível negociação. Entre os temas mencionados pelos EUA estão maior acesso ao mercado brasileiro de etanol e debates sobre regulação de plataformas digitais.

No Planalto, a avaliação é de que a conversa presencial tem potencial para realinhar a relação bilateral, marcada por tensões desde o início do ano. Lula também deve aproveitar o encontro para tratar das sanções impostas a ministros brasileiros, incluindo a retirada de vistos e o uso da Lei Magnitsky contra Alexandre de Moraes.

cta_logo_jp

Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

Questionado sobre seu aniversário, que será na segunda-feira (27), Lula foi perguntado se convidaria Trump para o bolo. Ele respondeu, em tom descontraído: “Acho que ele pode comer um pedacinho.”

Publicada por Felipe Dantas

*Reportagem publicada com auxílio de IA





FonteJovem Pan News

Últimas notícias

MENTE FORJADA

Evolua como pessoa, cresça como empreendedor e fortaleça sua presença no digital

© 2025 MarktBenn. All rights reserved.

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x

Review My Order

0

Subtotal