recuperado 33 mente forjada
recuperado 33 mente forjada

Mais de 20 mil vítimas das enchentes no RS aguardam moradias

Mais de 20 mil vítimas das enchentes no RS aguardam moradias


Mais de 20 mil pessoas ainda esperam uma solução habitacional no Rio Grande do Sul, um ano depois das enchentes que atingiram o Estado. Enquanto a promessa do governo Luiz Inácio Lula da Silva era beneficiar cerca de 25 mil pessoas com programas habitacionais, menos de um quarto já recebeu uma casa.

Cláudia Martins da Silva, diarista que morou quase três décadas no bairro Sarandi, em Porto Alegre, está entre os que continuam aguardando resposta. Durante uma reportagem do Jornal Nacional, da TV Globo, ela relatou que seu processo permanece sem conclusão.

“A minha casa está em análise, análise”, afirmou Cláudia. “Só vem aqui, tira foto e entra em análise. E não me dão resultado nenhum.”

No mesmo bairro, outros moradores compartilham a frustração de não terem sido contemplados. Das 25 mil pessoas previstas, apenas 5,7 mil receberam moradia. O restante permanece em moradias provisórias, sem previsão de mudança definitiva.

Vítimas das enchentes permanecem em moradias provisórias

Pessoas são resgatadas após enchente em Canoas, no estado do Rio Grande do Sul, Brasil, 5 de maio de 2024 | Foto: Reuters/Amanda Perobelli
Pessoas são resgatadas após enchente em Canoas, no estado do Rio Grande do Sul, Brasil, 5 de maio de 2024 | Foto: Reuters/Amanda Perobelli

O programa federal “Compra Assistida” garante a famílias de baixa renda um subsídio de R$ 200 mil para aquisição de imóveis prontos em qualquer município do Estado. O imóvel deve ser regularizado e, depois de vistoria da Caixa Econômica Federal, a transferência é feita ao beneficiário.

+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste

Augusto Henrique Alves Rabelo, secretário nacional de Habitação, explicou que o governo avalia dados enviados pelas prefeituras. Ele reforçou que além do “Compra Assistida”, há investimentos na construção de novas moradias, com 7 mil obras já autorizadas.

“Não é que todas as famílias serão atingidas pelo ‘Compra Assistida’, especificamente, elas serão atingidas ou pelo ‘Compra Assistida’ ou pela construção de casas novas”, disse o secretário.

No âmbito estadual, o programa “Porta de Entrada” subsidiou o financiamento de 6.300 imóveis, dos quais 500 já foram entregues. O auxílio de R$ 20 mil é pago pelo governo estadual para compor a entrada do imóvel, sendo o restante financiado por bancos como a Caixa Econômica Federal.

Desafios e justificativas para a lentidão

Carlos Gomes, secretário estadual de Habitação e Regularização Fundiária, destacou que novas residências estão sendo construídas em 27 municípios, totalizando 1.040 unidades. Os governos federal e estadual apontam que revisões cadastrais para evitar fraudes e a dificuldade em encontrar imóveis adequados justificam a lentidão.

YouTube videoYouTube video

O Departamento Municipal de Habitação de Porto Alegre informou que o relatório de Cláudia foi enviado ao governo federal, mas não foi incluída na lista por inconsistência no endereço. A orientação é que ela apresente novos documentos ao órgão.

Leia também: “Rio Grande do Sul: as lembranças da tragédia e o medo de uma nova inundação”, reportagem de Rachel Díaz na Edição 275 da Revista Oeste



Fonte:Revista Oeste

Últimas notícias

MENTE FORJADA

Evolua como pessoa, cresça como empreendedor e fortaleça sua presença no digital

© 2025 MarktBenn. All rights reserved.

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x

Review My Order

0

Subtotal