O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), vinculado ao Ministério da Agricultura
e Pecuária (Mapa), emitiu um alerta laranja para sete Estados devido ao risco de tempestade até o fim da manhã desta quinta-feira, 25.
Estão em alerta laranja, de perigo, os Estados do Amazonas, Rondônia, Mato Grosso, Tocantins, Goiás, Minas Gerais e uma pequena porção da Bahia. Confira nos mapas abaixo.
Para o Amazonas, o Inmet prevê chuvas entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia. Além disso, o instituto alerta para a ocorrência de ventos intensos (60-100 km/h).
O Centro Amazonense, assim como as regiões Sudoeste, Norte e Sul do Estado podem sofrer com corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

Para os demais Estados, o Inmet prevê chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h), e queda de granizo. O instituto também alerta para o risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos.


Em caso de rajadas de vento, o Inmet orienta a população a não procurar abrigo debaixo de árvores e a não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.
O instituto também pede que a população desligue aparelhos elétricos e o quadro geral de energia para evitar acidentes.
O Inmet ainda indicou os telefones da Defesa Civil (199) e do Corpo de Bombeiros
(193) em caso de dúvidas.
Centro-Sul do país enfrentou tempestade e frio no início da semana
No início desta semana, o Inmet emitiu alerta laranja para o Sul e parte do Sudeste e do Centro-Oeste do país. Dois deles alertavam para queda de temperatura e outros dois para tempestades.
O Inmet representa o Brasil na Organização Meteorológica Mundial (OMM) desde 1950.
Leia também: “O café brasileiro fala inglês, não mandarim”, artigo de Evaristo de Miranda publicado na Edição 282 da Revista Oeste
Fonte:Revista Oeste








