Cerca de oito homens armados e encapuzados invadiram o Hospital Municipal Pedro II, em Santa Cruz, zona oeste do Rio de Janeiro, na madrugada desta quinta-feira, 18, com o objetivo de localizar um paciente baleado. Os bandidos seguiram diretamente para o centro cirúrgico, mas o homem já havia sido transferido para a enfermaria.
Relatórios indicam que os invasores, supostamente milicianos, buscavam Lucas Fernandes de Souza, de 31 anos, por ele ser considerado “informante”. A residência do paciente também teria sido destruída por criminosos.
+ Leia mais notícias do Brasil em Oeste
Câmeras de segurança registraram o momento em que os seguranças foram rendidos na garagem da unidade, por volta das 2h30. Um dos criminosos vestia um uniforme da Delegacia de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado, em uma possível tentativa de se disfarçar para ter acesso facilitado ao hospital.
Bandidos armados invadem Hospital Pedro II, em Santa Cruz, na Zona Oeste do Rio, em busca de paciente na madrugada desta quinta-feira (18).
📹Divulgação
#ODia pic.twitter.com/CCdhw10wCd— Jornal O Dia (@jornalodia) September 18, 2025
Por segurança, a Polícia Militar montou um cerco e providenciou a transferência emergencial do paciente para o Hospital Municipalizado do Andaraí, na zona norte da capital fluminense, acompanhado por escolta policial.
Violência impacta unidades de saúde no Rio
Dados da Secretaria Municipal de Saúde apontam que, somente neste ano, 516 unidades de saúde precisaram interromper atividades em razão da violência no Rio de Janeiro. O secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, descreveu o ocorrido como “gravíssimo” e destacou os riscos enfrentados por pacientes e profissionais.
“Havia cirurgias em andamento e pacientes recebendo transfusão de sangue, que foram interrompidas. Os profissionais entraram em pânico e praticamente todos os setores foram impactados, inclusive a maternidade”, explicou. “Tinham crianças nascendo, em momento de nascimento e pós-parto. Eles invadiram a entrada do hospital, foram até o centro cirúrgico, paralisaram os elevadores e seguiram para o centro cirúrgico. Depois disso, conseguiram sair sem abordagem policial.”
O secretário também ressaltou a gravidade do cenário de insegurança na região, dominada por milícias. “A situação da milícia na zona oeste é tão grave que até o estacionamento do Hospital Pedro II foi dominado, e eles estão cobrando pacientes e funcionários para poder estacionar. A situação está muito crítica.”
“Os profissionais de saúde, todos profundamente abalados, os pacientes que estavam sendo atendidos em estado grave, correndo risco de vida por conta dessa interrupção”, afirmou Soranz. “Uma situação muito grave e que precisa ser respondida com muita força pelas forças de segurança, com uma investigação séria, para que situações como essa não voltem a acontecer.”
A Polícia Civil informou que a 36ª DP, do bairro de Santa Cruz, abriu inquérito para apurar a invasão e está realizando buscas para identificar e prender os envolvidos. O caso segue em investigação. Até o momento, a Polícia Militar não se manifestou sobre o ocorrido.
O post Bandidos invadem hospital no Rio em busca de paciente baleado apareceu primeiro em Revista Oeste.
Fonte:Revista Oeste









