A previsão do tempo da empresa Meteored indica mudança no clima para São Paulo nesta sexta-feira, 12. O Estado encara a passagem de uma nova frente fria e lida com queda das temperaturas.
De acordo com a meteorologia, a capital paulista vai registrar queda superior a 10ºC na comparação com a quinta-feira 11. Na cidade, a máxima aguardada para o decorrer de hoje é de 21ºC. Outro efeito da presença da frente fria na localidade será, segundo a Meteored, a umidade relativa do ar, que saltará de 9% para 60%.
“Uma frente fria irá alcançar o Estado de São Paulo e trazer uma mudança significativa no tempo para a faixa leste”, afirma a meteorologista Ana Maria Pereira Nunes, doutora em ciências atmosféricas da Universidade de São Paulo. “A nebulosidade, que começou a aumentar ao longo da quinta-feira, deixa o amanhecer de sexta-feira encoberto por nuvens em todo o centro-leste.”
+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste
A empresa de meteorologia também avisa que a chuva vai voltar a marcar presença, ao menos em parte do Estado de São Paulo. As precipitações devem ocorrer, sobretudo, na faixa mais ao leste do território, o que abrange os municípios litorâneos e a Região Metropolitana da capital paulista.
A chuva, contudo, não irá avançar sobre boa parte do interior do Estado. Nessa região, o clima seco permanecerá, com baixa umidade relativa do ar.
Frente fria, baixa umidade e chuvas
Para além da condição do Estado de São Paulo, que lida com a presença de uma frente fria, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) mantém alertas ativos referentes à baixa umidade do ar e a chuvas intensas. Os avisos são válidos até as 10h de hoje.
Conforme o Inmet, a baixa umidade afeta o Distrito Federal e toda a área de Goiás e do Tocantins. Além disso, o alerta vale para partes de 12 Estados:
- Paraná;
- São Paulo;
- Rio de Janeiro;
- Minas Gerais;
- Bahia;
- Pernambuco;
- Ceará;
- Piauí;
- Maranhão;
- Pará;
- Mato Grosso; e
- Mato Grosso do Sul.
Enquanto isso, as chuvas intensas atuam em duas partes do país. O primeiro alerta abrange áreas de Roraima, Amazonas, Acre, Rondônia e Mato Grosso, além do extremo sudoeste do Pará e o extremo noroeste de Mato Grosso do Sul. O segundo aviso afeta o norte paraense e o norte maranhense.
Leia também: “Pacífico em fase fria extrema”, artigo de Ricardo Felício publicado no site da Revista Oeste
O post Frente fria avança pelo Estado de São Paulo apareceu primeiro em Revista Oeste.
Fonte:Revista Oeste